PÊNALTI

Fifa quer mudar regra em disputa por pênaltis graças ao estilo de Dibu Martínez; entenda

Entidade avalia limitar o raio de ação dos goleiros nas disputas de pênaltis

27/01/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Agência O Globo

Reprodução/Twitter/@emimartinezz1

Na semifinal da Copa América de 2021, entre Argentina e Colômbia, Dibu chamou a atenção quando provocou o zagueiro Yerry Mina até instantes antes da cobrança
Na semifinal da Copa América de 2021, entre Argentina e Colômbia, Dibu chamou a atenção quando provocou o zagueiro Yerry Mina até instantes antes da cobrança

As atuações de Emiliano Martínez na Copa do Mundo do Catar foram fundamentais para a Fifa e o International Board estudarem fazer uma mudança nas regras do futebol. De acordo com o jornal The Sun, os órgãos querem impedir que os goleiros interfiram e tentem desviar psicologicamente os cobradores de pênaltis antes das cobranças.

Desta forma, a mudança colocaria um limite contundente ao estilo de Dibu Martínez, que é conhecido pelos duelos psicológicos que faz com os batedores. No entanto, outros goleiros também sofreriam com a nova regra, dentre eles: Andrew Redmayne, o saltador australiano, o holandês Andries Noppert e o espanhol Kepa, do Chelsea. De acordo com o portal, a medida será tratada em breve e poderá ser oficializada nos próximos meses.

As principais causas que resultaram neste movimento foram as atitudes de Emiliano Martínez durante a Copa do Mundo do Catar. Dibu foi o grande herói da Argentina nas disputas por pênaltis contra a Holanda, nas quartas de final, e a França, na final, e nas duas ocasiões desestabilizou os cobradores com seu jogo psicológico.

"É uma coisa que me vem no momento, sei que nos pênaltis fico forte, sei que me respeitam porque os jogadores rivais me falaram. Quando defendo o primeiro pênalti em uma final mundial, sei que o outro menino ia ficar muito nervoso, tentei jogar com ele mentalmente jogando a bola fora, conversando com ele... E ele chutou para fora", explicou Dibu dias depois da final da Copa.

Historicamente, os cobradores sempre tiveram vantagens sobre os goleiros em disputa de pênaltis. Contudo, com o cresciemento dos estudos por parte dos arqueiros para aumentar o número de defesas, o jogo psicológico foi ganhando cada vez mais espaço. A ideia é influenciar os rivais a pontos deles desperdiçarem as cobranças.

Essa tática é antiga na carreira de Emiliano Martínez. Na semifinal da Copa América de 2021, entre Argentina e Colômbia, Dibu chamou a atenção quando provocou o zagueiro Yerry Mina até instantes antes da cobrança.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.