ACIDENTE

Trabalhador fica gravemente ferido depois de descarga elétrica em poste

Homem de 40 anos sofreu queimaduras graves ao fazer manutenção em cabos e foi internado na UTI do Hospital Estadual

Por Tisa Moraes - Atualizada às 7h | 07/12/2022 | Tempo de leitura: 3 min
da Redação

Redes Sociais/Reprodução

Acidente foi na rua Sargento Carlos José Tomaz, na Vila São Paulo (foto ampliada no final)
Acidente foi na rua Sargento Carlos José Tomaz, na Vila São Paulo (foto ampliada no final)

Um trabalhador de 40 anos sofreu ferimentos graves ao ser eletrocutado enquanto realizava manutenção em cabos de fibra ótica instalados em um poste de energia elétrica, em Bauru. A ocorrência foi registrada por volta das 11h, na quadra 1 da rua Sargento Carlos José Tomaz, na Vila São Paulo.

A vítima, Rodrigo Moraes da Silva, recebeu uma forte descarga elétrica, acabou desmaiando e só não caiu da escada porque estava presa ao cinto de segurança. Conforme mostra um vídeo a que o Jornal da Cidade teve acesso, a camiseta do trabalhador até começa a pegar fogo.

Momentos depois, ele volta à consciência e, sozinho, com as costas em chamas, consegue desconectar o cabo de segurança e descer da escada. Em seguida, Rodrigo deita no asfalto e colegas de trabalho, assim como moradores do entorno, contêm o fogo.

Segundo consta em boletim de ocorrência (BO), registrado pela delegada plantonista Luciana Claro, a Polícia Militar (PM) foi acionada, mas, quando chegou ao local, a vítima já havia sido levada pelos colegas ao Pronto-Socorro Central (PSC).

Devido à gravidade dos ferimentos, o paciente foi transferido para a UTI da Unidade de Tratamento de Queimaduras (UTQ) do Hospital Estadual (HE) de Bauru. De acordo com familiares, ele sofreu queimaduras nas costas, braços e no lado esquerdo do rosto, mas está consciente.

Rodrigo é funcionário de uma empresa terceirizada que presta serviços para uma companhia de telecomunicações com atuação em Bauru. Por meio de nota, a organização informou que enviou uma equipe ao local e que está prestando "todo o auxílio necessário e disponível no momento".

HIPÓTESES

Um consultor em energia ouvido pela reportagem acredita que o trabalhador recebeu uma descarga elétrica de 220 volts, nível que é entregue às residências. "É o que a gente imagina, considerando que esta é a tensão dos fios que ficam abaixo do transformador, exatamente onde ele estava", considera o profissional, que pediu para ter a identidade preservada.

Segundo o especialista, algumas possibilidades podem ser cogitadas para o ocorrido, como a vítima ter lançado, acidentalmente, cabos de fibra ótica sobre a fiação elétrica, enquanto fazia a manutenção, ou, ainda, ter tocado a chave do transformador, que estava ao seu lado. A Polícia Científica esteve no local e as investigações prosseguirão, com auxílio das empresas responsáveis, para esclarecer as circunstâncias do acidente.

Embora alguns moradores tenham relatado queda de energia após a ocorrência, a CPFL informou que não detectou o problema. Acrescentou que "não havia nenhuma situação de anormalidade prévia ao acidente, na rede elétrica", mas que "o contato acidental de pessoas e bens com a rede elétrica pode ocasionar piscas, oscilações ou interrupções de energia".

IRMÃO: 'FOI UM MILAGRE'

Irmão de Rodrigo, Fernando Moraes da Silva falou rapidamente com a reportagem do JC na noite desta quarta-feira (7).

De acordo com ele, os médicos do Hospital Estadual (HE) irão avaliar o estado de saúde do paciente, inclusive em relação à extensão das queimaduras na pele e nos órgãos, e, depois, informar a família sobre a real situação em que ele se encontra. "Mas, graças a Deus, não aconteceu o pior. Foi um grande milagre", pondera.

Acidente foi registrado por volta das 11h, na quadra 1 da rua Sargento Carlos J. Tomaz, na Vila São Paulo, em Bauru (crédito: Redes Sociais/Reprodução)
Acidente foi registrado por volta das 11h, na quadra 1 da rua Sargento Carlos J. Tomaz, na Vila São Paulo, em Bauru (crédito: Redes Sociais/Reprodução)

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.