SAÚDE

Família diz que paciente morreu após negligência médica em UPAs de Taubaté

Vítima teria passado pelas Unidades de Pronto Atendimento San Marino e Santa Helena durante o final de semana. O homem foi liberado sem tratamento adequado, afirmam os familiares

Por Poliana Vitorino | 06/12/2022 | Tempo de leitura: 2 min
Taubaté

Arquivo pessoal

Valdemir Moreira de Matos tinha 41 anos, deixa a esposa e três filhos
Valdemir Moreira de Matos tinha 41 anos, deixa a esposa e três filhos

A família do promotor de supermercado Valdemir Moreira de Matos, de 41 anos, afirma negligência médica cometida na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) San Marino e UPA Santa Helena em Taubaté. A conduta dos profissionais que atenderam ao paciente teria resultado em sua morte por embolia pulmonar nesta segunda-feira (5).

Os familiares do homem relataram a OVALE que ele se sentiu mal já na sexta-feira (2), compareceu na UPA San Marino com dores no braço e no peito, sendo medicado e liberado em seguida. Já no domingo (4), Valdemir foi socorrido novamente pela irmã a UPA Santa Helena, onde segundo a família, o médico afirmou que ele estava com inchaço no peito e orientou que voltasse para casa a fim de descansar até o peito desinchar.

No dia seguinte, o paciente foi levado pela irmã ao Hospital Municipal, sendo diagnosticado com embolia pulmonar. De acordo com a família, no local, o médico afirmou que Valdemir jamais deveria ter recebido alta nos serviços médicos anteriores.

O homem foi entubado e encaminhado para realização de uma cirurgia a fim de retirar a água do pulmão, no entanto, não resistiu e veio a óbito nesta segunda-feira. Ele deixa a esposa e três filhos. O corpo de Valdemir foi velado na Paróquia Sagrada Família e o enterro, realizado no Cemitério Municipal durante a manhã.

OUTRO LADO.
Em nota a prefeitura informou que "após consulta ao histórico do paciente Valdemir Moraes, 41 anos, a Secretaria de Saúde de Taubaté informa: que foram registrados atendimentos frequentes nas Unidades de Pronto Atendimento do município.  As últimas: na sexta-feira, 2 de dezembro, na UPA San Marino, onde foi atendido, pelo clínico, com dor no ombro direito, foi medicado   e avaliado pelo especialista ortopedista que, após análise do Raio X o liberou.  Existe registro de passagem pela triagem pré- consulta na Upa Santa Helena, mas não chegou a ser atendido, pois o paciente não se encontrava na unidade ao ser chamado.No dia 5 de dezembro, segunda-feira, Moraes foi ao Pronto Socorro alegando ter sido vítima de acidente de trabalho, com dor no tórax. Foi admitido apresentando necessidade de cuidados intensivos. Não respondeu às manobras e evoluiu a óbito às 15h25, do mesmo dia"

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

3 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Ivone Silva
    06/12/2022
    Meu Deus que abissurdo isso
  • solange Mara de Jesus
    06/12/2022
    sobre esse incidente com este paciente aconteceu o mesmo com meu marido em julho do ano passado \" levei ele no sábado com formigamento na mão direita e pressão muito alta o médico deu lhe medicamento p pressão mandou p casa com a pressão alta mesmo no dia seguinte levamos no san Marino deram uns calmante até deixa- lo leso mandou p casa resultado: na segunda feira de manhã ele teve um avc isquêmico, ficou 1 mês e meio internado, o médico não deu vida p ele hj vivo p lá e p cá com ele p se tratar 0que foi de uma negligencia sem tamanho
  • Nelson Donizeti da Silva Junior
    06/12/2022
    Olá ! Venho atravéz desta oportunidade relata que também fui vítima de negligência médica upa Santa Helena! Na ocasião eu apresentava todos os sintomas de COVID 19 a médica plantonista me consultou e disse que eu não tinha nada! Relatei para a médica que estava a mais de 3 a 4 dias com sintomas! A médica disse que eu não tinha nada ! A questionei se ela não faria exames ! A médica disse que não faria pois tinha certeza que não iria encontrar nada em meus exames!!! E me mandou em bora sem receita e sem ser medicado!!!! voltei no outro dia muito mal ! Aonde fui atendido por outra equipe! Que fez os exames e constatou-se que eu estava com corona vírus ou seja COVID 19! Fiz uma denuncia junto ao CREMESP! E estou seguindo os trâmites legais !!! Meus sentimentos a toda a família deste senhor! Por mais está negligência médica em nossa cidade de Taubaté!!!