15 de dezembro de 2025
REVAP

Petroleiros entram em greve em São José

Por Jesse Nascimento | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução

Petroleiros iniciaram uma greve na manhã desta segunda-feira (15) em São José dos Campos, com mobilização desde as primeiras horas do dia na Revap (Refinaria Henrique Lage). Além dos funcionários efetivos da Petrobras, trabalhadores terceirizados também aderiram ao movimento.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

A paralisação faz parte de uma greve nacional da categoria. Em São José, a Revap conta com cerca de 2.500 trabalhadores, sendo aproximadamente 800 efetivos. Segundo o Sindicato dos Petroleiros e o Sindicato da Construção Civil (Sintricom), cerca de 40% dos petroleiros efetivos cruzaram os braços.

Impacto e adesão

Representantes sindicais afirmam que a adesão tende a crescer ao longo do dia, com atos e assembleias programadas na entrada da refinaria. Até o momento, não há confirmação oficial sobre impactos na produção ou no abastecimento.

Posicionamento da Petrobras

A Petrobras foi procurada pela reportagem para comentar a paralisação dos petroleiros em São José, mas não havia se manifestado até a publicação desta matéria. O texto será atualizado assim que houver posicionamento oficial da empresa.