Um jovem de 19 anos morreu na noite desta quarta-feira (25) após trocar tiros com policiais militares em Campinas, minutos depois de supostamente roubar uma motocicleta no bairro Jardim Santa Lúcia. O caso foi registrado como homicídio decorrente de oposição à intervenção policial, além de roubo consumado e tentativa de homicídio, conforme boletim da Polícia Civil.
A ocorrência começou por volta das 20h30, quando o Copom irradiou que uma viatura da PM acompanhava uma motocicleta de grande porte, sem placa e com o condutor sem capacete, pela Avenida John Boyd Dunlop. A moto havia sido roubada minutos antes de um psicólogo e seu filho, que foram abordados por três assaltantes armados. Um deles chegou a agredir a vítima com uma coronhada e fugiu com o veículo.
Durante o acompanhamento, os policiais identificaram a moto circulando na contramão pela Avenida Deputado Luis Eduardo Magalhães. Na Avenida Camucim, no Jardim Marajó, o condutor perdeu o controle e caiu em um barranco. Segundo o relato dos policiais, ele sacou uma arma de fogo e tentou atirar contra a equipe. Um dos agentes reagiu e efetuou dois disparos. Na sequência, outros dois PMs seguiram o suspeito a pé e, ao serem ameaçados com novos disparos, revidaram.
O jovem foi atingido e, mesmo com sinais vitais iniciais, não resistiu. O óbito foi constatado no local pelo médico do Samu. Com ele, os policiais encontraram uma pistola calibre .380 com numeração raspada, além de uma mochila e uma calça jeans.
O delegado de plantão destacou que os policiais agiram sob legítima defesa, com base no artigo 23, inciso II do Código Penal. O inquérito seguirá em andamento para análise completa dos laudos.
A motocicleta Yamaha XTZ250 roubada foi recuperada e devolvida ao proprietário.