14 de dezembro de 2025
TRAGÉDIA NO ICARAÍ

Barraco pega fogo e três crianças morrem em incêndio em Campinas

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Governo de SP
Incêndio destrói barraco no Jardim Icaraí e mata três irmãos, que estava sozinhos; pais haviam saído para buscar pertences e alimentos.

Três crianças morreram carbonizadas na noite desta quinta-feira (18) após um incêndio atingir o barraco onde viviam com os pais no Jardim Icaraí, em Campinas. Os irmãos — de oito, quatro e um ano — foram encontrados mortos entre os escombros.

O incêndio aconteceu por volta das 21h30 na Rua Manoel Marques Fernandes. Quando a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros chegaram, o fogo já havia sido controlado, mas a estrutura do barraco estava completamente destruída.

Segundo os pais, as crianças dormiam sozinhas no imóvel, enquanto eles haviam saído para buscar alimentação e alguns pertences na casa anterior, próxima dali. Conforme relataram, o barraco era improvisado, sem energia elétrica e sem velas acesas. A porta foi deixada apenas encostada, presa por uma cadeira e arame.

A mãe das crianças e o padrasto foram levados ao Plantão Policial do 2º Distrito. Os dois não apresentavam sinais de embriaguez ou uso de drogas, e o delegado determinou a realização de exames toxicológicos no IML por precaução.

O caso foi registrado como abandono de incapaz com resultado morte, mas o delegado responsável considerou desnecessária, por ora, a prisão dos responsáveis, dada a comoção e o sofrimento dos pais com a tragédia. O delegado Alexandre Melfi registrou despacho citando o artigo 121, §5º, do Código Penal, que permite a não aplicação de pena em casos de grave sofrimento do agente com as consequências do ato. Segundo ele, “nem pai, nem mãe esperavam ou desejavam o resultado. Não estavam se divertindo, mas tentando reorganizar a vida com os poucos pertences que tinham”.

O sofrimento dos pais/autores com as consequências do ato já é suficiente para puni-los, evitando uma dupla responsabilização”, afirmou Melfi no boletim.

As três crianças eram filhos da mesma mãe, mas de pais diferentes. A criança mais nova era filha do atual companheiro.

A Polícia Científica vai apurar a causa do incêndio. Nenhuma hipótese é descartada, inclusive a de crime intencional, segundo o boletim. O caso segue agora com a equipe da delegacia da área para aprofundamento da investigação e análise dos laudos periciais.