18 de dezembro de 2025
GM EM DESTAQUE

Jundiaí registra maior produtividade policial em décadas

Por REDAÇÃO | JORNAL DE JUNDIAÍ
| Tempo de leitura: 2 min
DIVULGAÇÃO PMJ
Os dados, divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, apontam que a integração entre as forças de segurança, com destaque para a GM

Jundiaí alcançou no primeiro semestre de 2025 os melhores índices de produtividade policial das últimas décadas, com crescimento expressivo nas ações de repressão e prevenção ao crime, além da redução significativa dos principais indicadores de violência. Os dados, divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, apontam que a integração entre as forças de segurança, com destaque para a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), Polícia Militar e Polícia Civil, tem sido decisiva para o fortalecimento da segurança pública no município.

A Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM) destaca que o período entre janeiro e junho de 2025 foi marcado por uma atuação estratégica e coordenada entre os entes municipais e estaduais, com foco na inteligência, na presença qualificada nos bairros e no uso de tecnologia. Os resultados aparecem de forma clara nos números.

“Segurança pública é e sempre será uma prioridade na nossa gestão. Trabalhamos com planejamento, investimento e integração entre as forças de segurança para proteger a nossa população. Os resultados que estamos colhendo agora são fruto de um esforço contínuo, com foco em prevenir o crime, fortalecer o patrulhamento e garantir mais tranquilidade nos bairros de Jundiaí”, afirmou o prefeito Gustavo Martinelli.

Na produtividade, o município teve aumento de 216% na apreensão de armas de fogo, 33,7% no número de flagrantes de tráfico de drogas, 70,7% nas apreensões de entorpecentes, 17,9% no total de flagrantes lavrados e 24,5% no total de prisões efetuadas, com destaque ainda para o crescimento de 37,3% nas prisões por mandado e de 10,6% nas prisões em flagrante. Esses dados evidenciam não apenas maior efetividade das ações de campo, mas também o reforço da capacidade investigativa e de resposta rápida da rede de segurança.

No combate à criminalidade, os indicadores também são positivos: os homicídios dolosos caíram 36%, os furtos em geral recuaram 9,8%, o furto de veículos teve queda de 17,2%, os roubos em geral reduziram 14,3% e os roubos de carga, 45,1%. Esses percentuais apontam para uma tendência consolidada de redução da violência urbana em Jundiaí.

O mês de junho de 2025, em especial, foi o melhor da série histórica do município em diversos indicadores. Foram registradas 176 prisões, o maior número em um único mês nos últimos 25 anos. Também foram batidos recordes históricos de repressão ao tráfico, com 53 flagrantes e 17 apreensões, além da apreensão de 30 armas de fogo, número dez vezes mais que no mesmo período de 2024.

Para o Gestor da Unidade de Segurança Municipal, Guilherme Balbino Rigo, os resultados refletem a maturidade das políticas públicas de segurança implementadas no município. “Os dados falam por si: mais armas apreendidas, mais drogas retiradas das ruas, mais prisões realizadas e menos crimes graves. Esse é o retrato de uma segurança pública que trabalha com seriedade, planejamento e foco em resultado”, afirma.

Com base na valorização profissional, na inteligência policial e na articulação interinstitucional, Jundiaí consolida seu modelo moderno de segurança pública, pautado na eficiência, prevenção e presença qualificada.