20 de dezembro de 2025
TEMPO SECO

Defesa Civil combate série de incêndios em vegetações no Vale

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Defesa Civil
Incêndio em Paraibuna

Uma sequência de incêndios em áreas de vegetação tem exigido resposta rápida de equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros em municípios do Vale do Paraíba. Um alerta foi divulgado pelo órgão na quinta-feira (17).

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Com o tempo seco e a baixa umidade do ar, o risco de focos de incêndio aumenta e episódios registrados nos últimos dias em Jacareí, Caçapava e Paraibuna acenderam o alerta.

Em Jacareí, o bairro Parque Califórnia foi cenário de um incêndio que atingiu uma área de pasto equivalente a cerca de oito campos de futebol. Já no bairro Pedramar, próximo à rodovia Dom Pedro 1º, o fogo consumiu uma área comparável a quatro campos de futebol de vegetação.

No município de Caçapava, o incêndio ganhou força em uma área de mata atrás do Residencial Santa Helena, no bairro Santa Rita. A ocorrência mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Municipal, que atuaram de forma coordenada para conter o avanço das chamas.

Já em Paraibuna, a Defesa Civil atuou no bairro Espírito Santo, onde o fogo teve início possivelmente após uma tentativa de “limpeza de terreno” com uso de fogo. Graças à ação rápida dos agentes, a situação foi controlada antes que o incêndio se alastrasse.

As ocorrências acendem o alerta sobre os riscos agravados pelo clima seco. De acordo com a Defesa Civil, práticas como a queima de lixo, o uso de fogo para limpar terrenos e até o descarte incorreto de bitucas de cigarro podem desencadear incêndios de grandes proporções, com impactos para a população, o meio ambiente e a infraestrutura urbana e rural.

Diante do cenário, a Defesa Civil reforça as seguintes orientações à população:

Não utilize fogo para limpeza de terrenos ou descarte de resíduos;

Evite queimar lixo, restos de poda ou entulho em áreas abertas;

Nunca jogue bitucas de cigarro às margens de rodovias ou em áreas de vegetação;

Ao identificar qualquer foco de incêndio, acione imediatamente a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193);

Proprietários de áreas rurais devem manter aceiros e faixas de proteção limpas para dificultar a propagação do fogo.