Ingredientes
Receitas de pães que não incluem trigo entre seus ingredientes, e por isso eliminam o glúten do processo, têm inundado os sites de culinária.
O glúten resulta de um grupo de proteínas encontradas em cereais como trigo, centeio e cevada. Essas proteínas, especificamente a gliadina e a glutenina, se unem com água para formar uma rede elástica que confere a reconhecida textura a massas e pães. Também ajudam alimentos a manterem sua forma, atuando como uma espécie de "cola".
Ele não é um vilão para o organismo dos humanos, haja vista que se come pão na face da Terra há pelo menos cinco mil anos. Entretanto, certas condições, como a doença celíaca, a alergia ou outras disfunções levam à restrição ou eliminação das dietas, pois sua presença nos alimentos causa desconforto gastrointestinal. Mas é importante ter em mente que, para a maioria, o glúten não causa problemas de saúde e pode ser consumido normalmente.
A receita dessa página substitui a farinha por batata-doce, que embora frequentemente associada a raízes, é classificada pela botânica como legume e, por sua natureza de crescer debaixo do solo, tubérculo. Ela se encontra entre os alimentos prediletos dos praticantes de atividade física, pois fornece carboidratos complexos de baixo índice glicêmico que garantem energia por mais tempo, e fibras que provocam saciedade mais rapidamente.
O pãozinho de batata-doce, indicado para quem não tolera glúten mas gosta de pães, pode ser uma boa sugestão. É difícil associá-lo a algum tipo de dieta, porque seu sabor é suave, a maciez tentadora e tanto pode ser servido tal como sai do forno, como acompanhado de manteiga, requeijão, presunto ou geleia. Permanece macio e com gosto inalterado por dois dias.
A praticidade da execução também é fator altamente positivo. Escolha batatas saudáveis, sem marcas na casca. Cozinhe em água ou asse no micro ondas. Esta segunda técnica garante massa mais enxuta e de sabor mais intenso. Em ambos os casos, deve ficar bem macia. Descasque enquanto morna e passe pelo espremedor. Pode-se também amassar com garfo.
Junte os ovos bem batidos, a pitada de sal e o mel, caso faça essa opção. Mexa bem e vá acrescentando aos poucos o leite em pó e o fermento químico. A massa deve ficar em ponto de enrolar. Umedeça as mãos com azeite para conseguir enrolar. Modele a gosto, como pãezinhos ou brioches.
Disponha na assadeira previamente untada com azeite. Leve ao forno preaquecido a 180 graus e fique de olho, porque assam rapidamente. Em geral estarão dourados em cerca de dez minutos. Retire do forno e espere esfriar para servir. Os ingredientes listados aqui rendem doze pãezinhos.
Sonia Machiavelli é professora, jornalista, escritora; membro da Academia Francana de Letras.