10 de janeiro de 2025
DICAS

O que fazer em caso de celular roubado? Entenda procedimentos

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Operação Big Mobile recuperou mais de 8 mil celulares e realizou 29 flagrantes, com a prisão de 32 pessoas

A Polícia Civil de São Paulo recuperou mais de 39 mil celulares roubados ou furtados no ano passado, sendo que quase 36 mil deles foram devolvidos às vítimas. O ano de 2025 já começou com uma grande operação neste sentido, com 8 mil aparelhos recuperados na Operação Big Mobile, iniciada no sábado (4). A polícia inicia agora processo para identificar quem são os proprietários.

O boletim de ocorrência com o compartilhamento de informações como o número de IMEI e a localização apontada no monitoramento em tempo real do aparelho são ações consideradas cruciais pela Polícia Civil para a localização de celulares roubados.

“Além do trabalho da Polícia Civil, a operação também mostra a participação da sociedade. Nós pedimos que as vítimas continuem denunciando para que possamos continuar com as operações, localizar os telefones celulares e poder devolver aos proprietários”, disse o delegado-geral da Polícia Civil, Artur Dian.

A Operação Big Mobile realizou 29 flagrantes, com a prisão de 32 pessoas. 483 policiais, 213 viaturas, um drone e uma aeronave foram mobilizados para a operação. O Dipol (Departamento de Inteligência da Polícia Civil) auxiliou na localização dos celulares roubados.

VEJA O QUE FAZER

Veja o que fazer se tiver seu celular furtado ou roubado e dicas extras de segurança: Procure uma delegacia e faça o registro de boletim de ocorrência; você pode fazer o registro também na Delegacia Eletrônica da Polícia Civil de São Paulo.

IMEI

O IMEI é uma sequência numérica que identifica o celular, como um RG. É a sigla em inglês para “identificação internacional de equipamento móvel” e pode ser localizado na caixa do aparelho ou no menu de configurações. É uma boa dica ter este número salvo em lugar seguro sempre que comprar um aparelho novo.

COMPARTILHE

Usuários que mantêm ativas as ferramentas de localização em tempo real de aparelhos podem compartilhar essas informações com a polícia para ajudar a localizar aparelhos. Cada marca possui configurações e políticas de privacidade específicas para essas ferramentas.

BANCO

Outra dica importante é relatar a ocorrência ao seu banco e solicitar o bloqueio temporário de contas e cartões disponíveis digitalmente no aparelho roubado ou furtado.

APLICATIVO

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) lançou em 2023 um aplicativo que solicita o bloqueio do terminal móvel, da linha (SIMCard) e de alguns aplicativos instalados no celular. É o “Celular Roubado”.

Segundo a Anatel, o bloqueio da linha impede que ela seja usada em outro aparelho celular e gere custos indevidos na sua fatura. Já o bloqueio do aparelho celular impossibilita que o dispositivo acesse as redes móveis brasileiras.