06 de janeiro de 2025
NASCIMENTO

Bem-vinda Eloá, a primeira bebê a nascer em São José em 2025

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Arquivo Pessoal
Eloá no colo da mãe, a lojista Letícia

Pouco depois da virada do ano, o casal Denison Andrade, 26 anos, e Letícia Rangel, 21 anos, segurava nos braços a pequenina Eloá Ferreira de Andrade. Ela nasceu à 0h54 do dia 1º de janeiro, sendo a primeira joseense a vir ao mundo em 2025.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Eloá nasceu em perfeitas condições de saúde na maternidade do Hospital Municipal de São José dos Campos, na Vila Industrial. E quase que ela nasce no finalzinho de 2024.

Letícia começou a sentir dores na manhã do dia 31 de dezembro, quando a bolsa estourou, e poderia ter dado à luz a qualquer momento do último dia do ano. Mas não foi assim. Eloá resolveu nascer antes da primeira hora do primeiro dia do ano novo.

“Foi preocupante um pouco, pelo fato de demorar e da dilatação não dar certo. Ver a minha mulher naquela situação foi preocupante, mas quando nasceu foi uma alegria só. Parece que tiraram 10 toneladas das minhas costas. Só alegria”, contou o orgulhoso pai e amoroso marido.

Trabalhando como autônomo no ramo de entregas, Denison conheceu Letícia por um acaso do destino, que os uniu. Ela é natural de Santos e ele de Campos do Jordão, cidade onde eles se conheceram. Os dois vieram para São José a trabalho, sem parentes próximos, e estão juntos há quase três anos. Letícia é lojista em shopping.

Eloá foi assunto até na posse do prefeito, vice-prefeito e dos vereadores de São José, na manhã de quarta-feira (1º). Logo após tomar posse, o prefeito Anderson Farias (PSD) comentou da chegada da bebê na cidade: "Nasceu Eloá hoje de madrugada, a primeira joseense a nascer em 2025", disse.

Família.

A família aumentou com a chegada da primeira filha. Eloá tornou-se alegria dos parentes e já recebeu a visita dos avós e de outros familiares. Denison esteve ao lado da mulher durante boa parte do parto natural.

“Eu acompanhei o tempo todo, somente minutos antes de nascer minha mulher pediu para a mãe entrar para conversar, e logo depois ela nasceu e terminei de assistir o parto”, contou.

“Hoje eles colocam a bebê numa banheira para tomar calor, pesam e já dão para a mãe, para amamentar e fica pele a pele. Só depois que fui pegar no colo. Deu um medo de derrubar por não ter prática”, disse Denison.

Ele contou que a equipe de saúde do hospital festejou a chegada de Eloá como a primeira joseense a nascer em 2025. “Ela vai ser lembrada e vamos levar isso para sempre, vamos guardar de recordação e foi importante. O pessoal do hospital falou sobre ela ser a primeira do ano e tiraram foto da médica que fez o parto”.

“É um ano novo diferente para a gente, a família ficou muito ansiosa. Havia preocupação das famílias de nós morarmos na cidade sem parentes próximos, mas depois do nascimento ficou todo mundo feliz e contente. Hoje em dia é só alegria.”

Denison disse que a mulher e a filha devem ter alta do hospital nesta sexta-feira (3), quando poderão ir para a casa pela primeira vez. Na vida do casal de São José, o ano novo já é especial desde a primeira hora.