Piracicaba vai fechar 2024 sob alerta de tempestade emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O alerta, de nível laranja, indica que a cidade pode ter chuva entre 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos que podem chegar a até 100 quilômetros por hora, além de queda de granizo. O aviso também indica que há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Saiba mais
Segundo boletim do Cepagri-Unicamp divulgado na segunda-feira (30), os temporais têm potencial para alto impacto por onde passarem. A formação das chuvas fortes, segundo o órgão, se deve por conta da combinação de calor e nuvens profundas, situações agravadas pela instabilidade meteorológica. “Esses temporais deverão ter caráter isolado ou em aglomerados, e poderão ter alto impacto onde se desenvolverem, resultando em chuvas localmente fortes, grande incidência de descargas elétricas (relâmpagos), rajadas de vento e granizo”, informou.
CLIQUE AQUI e receba as notícias mais quentes da cidade no seu WhatsApp, em tempo real. Junte-se à Comunidade do JP!
Ainda segundo o Cepagri-Unicamp, a população deve se atentar às mudanças do tempo e ficar em locais seguros em caso de formações chuvosas. “Devido ao caráter de severidade potencial que os sistemas meteorológicos previstos para hoje e os próximos dias, é importante atenção quanto às mudanças no tempo, que podem ocorrer em um curto intervalo (cerca de 30 minutos ou menos) – um ‘sintoma’ de que há tempestades se desenvolvendo em áreas próximas é a ocorrência de trovoadas. Dessa forma, ao som de trovoadas, é importante que a população permaneça atenta e pronta a buscar proteção”, completou.
De acordo com o Inmet, na terça-feira (31), a mínima prevista é de 18ºC e a máxima, 30°C. O dia deve ser nublado com chuviscos a qualquer momento. O primeiro dia do novo ano, na quarta-feira, será de tempo fechado com muitas nuvens e chuvas isoladas a qualquer momento, com mínima de 18ºC e máxima de 30°C.
Piracicaba foi atingida por temporais no último final de semana. Entre sábado (28) e domingo (29), foram registrados 59 milímetros de chuva na região da Rua do Porto. Além disso, o Rio Piracicaba chegou a transbordar na noite de sábado, quando atingiu 4,77 metros de profundidade com relação ao leito, segundo o Saisp (Serviço de Alerta a Inundações do Estado de São Paulo). O rio extravasa quando atinge 4,7 metros com relação ao leito.
No domingo, o nível do rio baixou, mas continuou em estado de emergência e quase transbordou novamente, quando bateu 4,68 metros de profundidade. Depois disso, o volume começou a cair. Nesta segunda-feira (30), o Saisp indicou que o rio baixou para os 4 metros com relação ao leito e foi para o estado de alerta.