22 de dezembro de 2024
ACIDENTE NO RS

Queda de avião em Gramado (RS): ‘Não há sobreviventes’, diz Leite

Por Da redação | Sampi
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução / @kleberdual
Queda do avião em Gramado

Um avião de pequeno porte caiu na manhã deste domingo (22) na cidade de Gramado (RS), na região da Serra Gaúcha. A aeronave decolou de Canela (RS) e caiu na região central do município, próximo à Avenida das Hortênsias.

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, afirmou no X que os ocupantes do avião morreram. Ele não informou quantas pessoas estavam na aeronave. Segundo a Defesa Civil, preliminarmente, o avião transportava nove pessoas.

“No momento, a prioridade é garantir o isolamento da área e atender as vítimas que sofreram ferimentos. Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram", postou.

Ao menos 15 pessoas foram levadas a hospitais da região, a maioria por inalar fumaça -- duas estão em estado grave.

O governo do Rio Grande do Sul divulgou uma nota sobre o acidente: “A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul confirma a queda de um avião de pequeno porte em Gramado na manhã deste domingo (22/12). O Corpo de Bombeiros Militar controlou o incêndio decorrente da queda da aeronave, que havia decolado de Canela. O avião colidiu na chaminé de um prédio, depois no segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis. Destroços ainda alcançaram uma pousada”.

E completou: “No atendimento inicial da ocorrência, pelo menos 15 pessoas foram encaminhadas para o hospital da cidade, a maioria em razão de ter inalado fumaça do incêndio provocado pela queda. O local está isolado pela Brigada Militar. As forças de segurança permanecem no local fazendo o trabalho de rescaldo e resgate. A Polícia Civil investiga o caso”.

Colisão.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, o capitão Bastos, da Brigada Militar, disse que a aeronave bateu em um prédio e depois acertou uma casa e uma loja de móveis. Os destroços chegaram também até uma pousada.

O militar disse ainda que o avião atingiu a chaminé de um prédio, na sequência colidiu com o segundo andar de uma casa, com somente uma pessoa que não teve lesões. A loja de móveis estaria vazia.

De acordo com o MetSul, as condições meteorológicas na hora do acidente não eram boas e havia a presença de um forte nevoeiro na região. O trânsito está interrompido na Avenida das Hortênsias e chove bastante lá nesse momento.

A loja 1001 Carros, de carros de luxo, foi atingida por destroços e vidros quebraram, atingindo os automóveis do local.

Investigação.

A FAB (Força Aérea Brasileira) informou em nota que investigadores o órgão regional do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), localizado em Canoas (RS), foram acionados para realizar uma ação inicial envolvendo uma aeronave de matrícula PR-NDN.

"Na ação inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação", explica a FAB.

"Acabo de receber a notícia da queda de um avião em Gramado. Estou acompanhando de perto os desdobramentos do acidente junto a autoridades locais. Envio minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas desta tragédia que acontece no nosso estado", publicou em uma rede social, Paulo Pimenta (PT), ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

“A Rede VOA lamenta a queda da Aeronave PR NDN, que decolou do Aeroporto de Canela (SSCN) e tinha como destino o Aeroporto de Jundiaí (SBDJ). A decolagem aconteceu às 9h12 e a previsão de pouso seria às 11h. Trata-se de uma aeronave particular e não possuímos informações sobre a quantidade de pessoas a bordo”, disse a empresa.

* Matéria em atualização

* Com informações do UOL