20 de dezembro de 2024
IMPOSTO

IPTU de Campinas 2025 terá opção de pagamento por Pix

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Ao todo, mais de 515 mil carnês serão enviados aos contribuintes.

Prefeitura de Campinas iniciou a impressão dos carnês de IPTU (Imposto Predial, Territorial e Urbano) para 2025, com previsão de início da distribuição no começo de janeiro. Este ano, a novidade é a possibilidade de realizar o pagamento por Pix, por meio de um QR Code impresso em cada parcela do carnê. Ao todo, mais de 515 mil carnês serão enviados aos contribuintes.

Datas de vencimento

Cada parcela contará com um QR Code único, que permitirá a leitura pelo aplicativo bancário, exibindo o nome da Prefeitura Municipal de Campinas. O QR Code será válido até a data de vencimento ou até que o pagamento seja registrado no sistema da Secretaria de Finanças.

Receita do IPTU

O IPTU é a segunda maior fonte de receita do município, superando o ICMS em arrecadação. Em 2024, a prefeitura arrecadou mais de R$ 1,3 bilhão com o imposto, incluindo acordos de parcelamento. “Este é um imposto muito importante, que fica 100% para o município. Ele garante a manutenção dos serviços prestados à população”, afirmou o secretário de Finanças, Aurílio Caiado.

Reajuste e descontos

Para 2025, o IPTU não terá aumento real, sendo aplicado o reajuste de 4,6% na UFIC, referente ao índice de inflação medido pelo INPC. Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista terão 5% de desconto.

Quem aderiu ao IPTU Digital terá um desconto adicional de 1%, limitado a R$ 100, no pagamento à vista. O imposto também pode ser parcelado em até 11 vezes.