Todo ano, na indústria criativa, o mês de dezembro é sempre muito aguardado para além das festividades. É porque nesta época do ano temos através da Pantone, a principal empresa de cores do mundo, a definição da cor do ano.
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O instituto todos os anos define uma cor principal que norteia bastante a publicidade, a moda, a decoração e o designer de modo geral. A empresa define a tal cor do ano como um símbolo do momento atual, baseado na economia, na tecnologia e nos últimos acontecimentos. Eles vasculham o mundo em busca de influências, tendencias emergentes e contexto para essa definição aguardada ansiosamente por toda a indústria criativa. Sabendo que a cor eleita pode influenciar significativamente o estado emocional do público, seja em roupas ou na decoração de interiores.
Este ano tivemos a chamada Mocha Mousse um marrom suave, aveludado e acolhedor que nos transporta para o universo sensorial do cacau, chocolate e do café. Uma tonalidade escolhida para representar nosso desejo por conforto e bem-estar.
Ele já vinha se destacando, chegou até a competir com o preto no último inverno, mas segundo a diretora executiva da Pantone Leatrice Eiseman, “o Mocha Mousse apresenta um toque de glamour discreto e de bom gosto.” Ou como publicou a página da marca, “um suave marrom evocativo que transporta os sentidos para o prazer e a delícia que inspira”
Para nós, como consumidores finais vale entendermos e nos prepararmos para a presença da eleita em vários produtos e momentos, e claro, já começarmos a namorá-la porque a cor chega para despertar três grandes propósitos proposto pela empresa: indulgencia equilibrada, harmonia aconchegante e sensações deliciosas
Na quinta-feira, 5 de dezembro, quando a cor foi anunciada me peguei imediatamente pensando nas combinações possíveis e me inspirando para um 2025 de looks lindos. Já vi por aí a afirmação de que a cor é perfeita para criar looks elegantes e combinações minimalistas, mas ela pode ir além. Amo a combinação com o laranja ou amarelo vibrantes para uma proposta mais solar, ou tons florais como violeta, rosa antigo, verde salgueiro para algo mais clássico, calmo, suave. Ou que tal uma combinação ton sur ton em uma aposta com camelo, fendi e nudes diversos? Chique! E claro que já prevendo a clássica pergunta: e com preto? Com certeza!
Mas será que a cor dividiu opiniões, visto que o marrom dificilmente aparece nas top 03 preferidas da maioria das pessoas? Absolutamente sim. Mas a verdade é que é uma cor bastante comercial e fácil de ancorar muitas produções da moda a decoração, do novo celular Motorola (que aliás já tinha fofocado o seu novo lançamento em marrom) a marcas de carro e bebidas.
A Pantone repetiu diversas vezes no seu webinar no dia do lançamento a descrição “mocha moment” (em tradução livre “momento mocha” trazendo a reflexão para novos tempos de relaxamento, de bem estar, de equilíbrio, a busca por um lifestyle confortável, que remete a atual tendência de comportamento do quiety Luxury (luxo silencioso). Será mesmo que buscaremos mais por isso? Tomara que sim!