27 de dezembro de 2024
POLÍTICA

Flávio Paradella: Rafa domina o União Brasil em Campinas

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação/ALESP
Rafa aponta que o União, em Campinas, será oposição ao governo Dário II, mas que irá conversar com os parlamentares reeleitos.

A novela do União Brasil é longa e cheia de reviravoltas. A mais recente é a consagração de um novo comandante para a sigla na cidade: nada mais nada menos que o deputado estadual Rafa Zimbaldi, do Cidadania. Sim, um político de outra legenda agora rege o União em Campinas.

Primeiro, para quem está chegando agora nessa história, o diretório municipal do União Brasil se envolveu em um cabo de guerra no período eleitoral. Os membros de Campinas já estavam assentados no governo e o partido fazia parte da base do prefeito Dário Saadi (Republicanos). Seria óbvio o apoio à reeleição de Dário, iniciativa que estava alinhavada, com a sigla realizando a própria convenção junto ao atual chefe do executivo.

Entretanto, nos bastidores, a executiva estadual tinha outros planos e estava alinhada com o adversário Rafa Zimbaldi para o pleito municipal. Foi o que aconteceu com o União, inclusive com a indicação de Raquel Rímoli como vice na chapa. Porém, a manobra causou uma implosão interna no partido local, com debandada dos candidatos a vereadores — especialmente aqueles que buscavam a reeleição — que mantiveram o apoio a Dário.

Passada a reeleição, a poeira baixou, mas o sentimento é de um partido completamente rachado e à deriva. Uma oportunidade que Rafa aproveitou. Em resposta à coluna, o deputado, e agora presidente do União em Campinas, disse que a proposta é reorganizar a sigla com a anuência da família Leite, que domina a legenda no estado.

“A ideia é reagrupar e estruturar o partido. Hoje sou o único deputado que representa nossa região e o interior. A ideia é o fortalecimento junto com a família Leite, em especial o deputado estadual Milton Leite Filho e o deputado federal Alexandre Leite. O vereador de São Paulo, Milton Leite, acreditou em nosso projeto para Campinas e, além disso, nos ajudou nas articulações”, disse.

Nessa remodelação, o ex-candidato a prefeito aponta que o União, em Campinas, será oposição ao governo Dário II, mas que irá conversar com os parlamentares reeleitos. “É natural que sejamos uma oposição responsável e construtiva, pois o União esteve em nossa chapa com a vice-prefeita, mas respeitamos a independência dos vereadores em construir aquilo que seja o melhor para a cidade”, afirmou.

Sobre estar com os pés em duas canoas — filiado ao Cidadania e presidente do União —, Rafa Zimbaldi foi pragmático e disse que deve seguir para as fileiras do União Brasil. “Assumi o partido para reorganizá-lo em Campinas, mas sigo filiado ao Cidadania. A princípio, estou apenas na organização, mas no futuro provavelmente irei migrar”, declarou.

Sem sessão

A Câmara Municipal de Campinas enfrentou mais um adiamento na sua agenda legislativa nesta segunda-feira (18 de novembro), devido à falta de quórum para a abertura da sessão ordinária. Dos 33 vereadores, apenas 14 compareceram, enquanto o mínimo necessário para iniciar as votações é 17 parlamentares.

Com o adiamento, os seis projetos previstos para votação serão incluídos na pauta da próxima sessão, que ocorrerá somente na segunda-feira, 25 de novembro, já que não haverá expediente nesta quarta-feira (20), em razão do feriado da Consciência Negra.

Entre os vereadores que compareceram estavam:

  1. Arnaldo Salvetti (MDB)
  2. Cecílio Santos (PT)
  3. Edvaldo Cabelo (PL)
  4. Fernando Mendes (Republicanos)
  5. Guida Calixto (PT)
  6. Gustavo Petta (PCdoB)
  7. Juscelino da Barbarense (PL)
  8. Luiz Rossini (Republicanos)
  9. Mariana Conti (PSOL)
  10. Paola Miguel (PT)
  11. Paulo Bufalo (PSOL)
  12. Paulo Gaspar (Novo)
  13. Paulo Haddad (PSD)
  14. Rodrigo da Farmadic (União Brasil)

O atraso na análise dos projetos não é inédito e reflete a dificuldade do Legislativo, entre o período eleitoral e esta reta final de mandato, em manter uma assiduidade mínima.

Agora na Pan

Nesta terça-feira, o início de uma nova jornada profissional. Estou no comando do Jornal da Manhã Regional, na Jovem Pan Campinas (89,9 FM). Muita informação e prestação de serviço, todos os dias, sempre das 7h às 8h.