22 de novembro de 2024
OPINIÃO

Ideias mudam tudo

Por Rodrigo Casagrande | Jacareí
| Tempo de leitura: 2 min
Psicanalista, organizador do TEDxJacareí
Divulgação
Ideias mudam tudo

No último sábado, 9 de novembro, realizamos a primeira edição do TEDxJacareí.
Derivado das conferências TED, que acontecem há 40 anos ao redor do mundo, o TEDx é um programa de eventos locais e auto-organizados que reúnem as pessoas para compartilhar uma experiência. Com o slogan “Ideias mudam o mundo” a aposta do TEDx é que ao compartilhar uma ideia, esta por ser útil para toda a comunidade.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp. 

E a experiência de vivência em comunidade é a essência do programa, e em Jacareí não foi diferente. O TEDx é um evento sem fins lucrativos e apoiados por voluntários, os palestrantes participam também de forma voluntária, aceitando o convite para elaborar uma conferência de até 12 minutos. Em Jacareí tivemos 10 palestrantes, sendo uma parte deles moradores da cidade e outros convidados de outras regiões. Junta-se a esse time o time de voluntários da produção e a plateia, dessa forma temos um evento.

Viver em comunidade é colocar-se a disposição de um bem comum, sabendo que para isso uma angústia sempre estará presente. Pra ser bom para uma pessoa, é importante que seja bom, na medida do possível, para maior número de pessoas. Colocar-se a disposição significa estar desconfortável, fazer algo que lhe tira de algum lugar de conforto (sim, o Homo Sapiens é preguiçoso) é entender que aquele esforço se faz necessário não a seu prazer, mas a manutenção do grupo e da comunidade onde se está inserido. Ao final, o esforço é comemorado, e visto como doação, dedicação e principalmente amor pelo todo.

Ao convidar os Speakers, como são chamados os palestrantes do TEDx, o que descrevi acima é evidente: os convido para falar para um público algo sobre sí e suas ideias. Um preparador de palestrantes os auxiliam nessa tarefa, que requer trabalho, para revistar histórias, algumas vezes doloridas, escrever inúmeras páginas de textos, ensaiar exaustivamente apresentação ir para o palco, estando centrada num tapete redondo vermelho, que significa a boa e conversa ao redor da fogueira, um símbolo da vida em grupo, sendo gravada e depois tendo esse vídeo disponibilizado para o mundo todo.

E pra que tudo isso? Essa pergunta paira até o dia do evento, mas quando o grande encontro acontece, somando todos os públicos do evento, temos ali uma comunidade constituída, onde o dinheiro perde seu status, e a humanidade assume seu lugar de destaque, a experiência de vida em comunidade está posta. A pulsão de vida é percebida na vibração dos convidados.

As cidades vivem o incentivo ao indivualismo, a apagamento do diálogo, o sumiço das palavras e os desencontros entre os semelhantes, criando com profundas angústias e incertezas. Não há outra forma de aprender humanidades, sem o convívio com as diversidades que existem em um território, em uma cidade. O TEDxJacareí se propôs a isso a ser o agente que proporcionou este grande encontro.