05 de janeiro de 2025
EDUCAÇÃO

Enem: 7.836 estudantes de Piracicaba vão prestar prova

Por Nani Camargo |
| Tempo de leitura: 2 min
Agência Brasil
Os participantes do Enem terão cinco horas e 30 minutos no primeiro dia de provas

Os participantes brasileiros do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 devem levar ao local das provas indicado no Cartão de Confirmação da Inscrição um documento válido com foto para identificação – impressos ou digitais, emitido por órgãos brasileiros, como a carteira de identidade, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).  
As provas do Enem 2024 serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. Em Piracicaba, são 7.836 inscritos, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas). No Brasil, mais de 4,3 milhões de pessoas participam nesta edição.

Os documentos podem ser apresentados no formato digital no próprio celular do candidato pelo aplicativo oficial do documento, como Carteira de Identidade Nacional (CIN), RG digital; o e-Título, que é a via digital do título eleitoral; a CNH digital – versão digital da Carteira Nacional de Habilitação; ou no app Gov.br, na sessão Meus Documentos.
Os portões de acesso aos locais de aplicação serão abertos às 12h e fechados às 13h. A aplicação das provas terá início às 13h30.

Os participantes do Enem terão cinco horas e 30 minutos no primeiro dia de provas. A aplicação do exame termina às 19h (horário de Brasília). Quem solicitou tempo adicional e teve o pedido aprovado pelo Inep poderá concluir as provas até as 20h. A duração regular do segundo dia de provas terá cinco horas.

Andreza Camargo, 18 anos, mora em Limeira, mas seu pai é de Piracicaba. Ela vai prestar o Enem e sonha em estudar odontologia. "Estudei o ano todo para o Enem. Se eu for bem na prova, posso conseguir uma vaga em uma universidade pública", declarou.

REDAÇÃO
Em geral, o enunciado da proposta de redação vem acompanhado de textos de apoio apresentados em linguagem verbal e não verbal, que pode ser uma imagem ou um gráfico. A redação deve ter entre sete e 30 linhas. O texto produzido será corrigido por, no mínimo, dois avaliadores graduados em letras ou linguística, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Cada avaliador poderá atribuir nota entre 0 e 200 pontos a cada uma das cinco competências cobradas, que, juntas, podem somar 1.000 pontos.

Veja dicas de especialistas para tirar nota máxima na redação: escreva constantemente, atenção ao tema, explore o recorte do tema, obedeça ao gênero textual, fortaleça seus argumentos, use repertório sociocultural, estruture bem a redação, conecte ideias, respeite os direitos humanos, adote a linguagem impessoal, leia os textos de apoio, escreva com letra legível, gerencie o tempo de prova e revise a gramática de seu texto.

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).