A Fundação Florestal, órgão vinculado à Semil (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística), autorizou a reabertura da Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi) a partir de segunda-feira (14).
Leia também:
O Horto estava fechado para visitação há mais de 40 dias, desde 1º de setembro, por decisão estadual, frente às condições climáticas dos últimos dias e no grau de risco de incêndios florestais, por conta da falta de chuvas e ocorrências de focos de incêndio no entorno, que exigiam dedicação intensiva para evitar queimadas.
Entretanto, a avaliação das condições ainda permanecerá e, por isso, em caso de aumento no risco ou ocorrências de incêndio, o espaço poderá ser fechado novamente para garantir a segurança dos visitantes e do próprio horto.
Em 10 de setembro, houve ocorrência de incêndio em área próxima ao Horto, que não foi atingido devido à ação de uma força-tarefa para conter as chamas. O fogo começou por volta das 18h30, em área às margens da SP-304, e havia risco de as chamas atingirem o horto.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados; a Guarda Civil e a Sema (com caminhão-pipa) prestaram apoio. A Polícia Militar Ambiental também esteve no local, além de brigadistas do Horto de Tupi e da Raízen. Foram cerca de três horas para a extinção do fogo. Não houve vítimas.