O poço artesiano existente no Recinto Mello Moraes distribuiu água para a população em maio deste ano, no início do rodízio. A iniciativa funcionou apenas por apenas algumas semanas porque o poço colapsou no início de junho, segundo o DAE. Em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sagra) - detentora do poço - o DAE diz que tentou reativá-lo em julho, mas não teve sucesso. A assessoria do departamento afirma que o poço estava inativo desde 2023, pois apresentava sinais de rompimento. Entretanto, no início da crise hídrica deste ano, foi feita uma análise e a vazão era suficiente para abastecer o Recinto Mello Moraes e distribuir para a população local.
Assim, em maio o DAE e a Sagra instalaram as mangueiras para que os moradores pudessem beber a água e abastecer seus galões. Mas após algumas semanas, a água começou a sair com areia. Devido a isso, as mangueiras de abastecimento foram retiradas.
O DAE, entre os dias 10 e 12 julho, diz que avaliou o poço e verificou que a tubulação estava rompida e a bomba ficou presa. Isso impossibilitou uma análise mais precisa da situação.
Por pertencer à Sagra, o DAE afirma que não conseguiria fazer novas contratações ou tentar novamente reativar o poço, cabendo à secretaria decidir se tentará uma nova avaliação da situação. A assessoria do departamento afirma que há chances de realizar uma nova avaliação e constatar que não há solução.
Atualmente, o Recinto Mello Moraes é abastecido por caminhão-pipa e está sob rodízio juntamente com o restante do bairro Jardim Ouro Verde. Procurada, a Sagra não respondeu até o final desta reportagem.
A diretoria do Bauru Tênis Clube (BTC) adotou a iniciativa de compartilhar a água potável de seu poço para a comunidade local. Os moradores podem se dirigir ao portão vermelho, antes da entrada principal da sede, na avenida José Vicente Aiello, quadra 3. O horário para retirar água é entre às 7h e às 11h, de segunda a sexta-feira. Cada pessoa pode retirar até quatro galões.
Segundo os organizadores, o objetivo é auxiliar os moradores dos bairros Vila Serrão, Ouro Verde, Parque das Nações, Jardim Terra Branca, Vila Santista, Vila São Francisco, Jardim Paulista, Estoril, Jardim Ferraz e Shangrilá.