Ingredientes
Os eletrodomésticos facilitam muito nossa vida na cozinha. Economizam tempo, bem precioso. Arroz na panela elétrica não tem erro: fica soltinho em poucos minutos. Frituras na AirFryer, beleza pura, nem uma gotinha de gordura para sujar o fogão e deixar cheiro no ar. E micro-ondas, que a princípio foi criado para aquecer alimentos, também pode assar pizzas, quem diria? Fiquei surpresa com a receita da margherita, aquela que leva molho de tomates, muçarela, manjericão, as cores da bandeira italiana.
A massa ficou fina, bem assada, crocante. Óbvio que não é igual a uma que tenha sido sovada e depois assada em forno a lenha. Nem jamais fará jus a considerações da Associazione Verace Pizza Italiana. Mas quebra o galho e fica, além de saborosa, bem bonita na sua apresentação. Ainda é econômica. Gostei da experiência e já repeti outras vezes com coberturas diferentes. Para quem se interessar, aconselho a começar por essa mais clássica, que ilustra o texto.
Coloque numa tigela o ovo e dê uma batida para misturar gema e clara. Acrescente o óleo. Sempre batendo agregue sal e açúcar. Junte o leite. Aos poucos vá reunindo à mistura líquida a farinha de trigo previamente peneirada. Por fim, acrescente o fermento e mexa para que ele se distribua por toda a massa, que deve ficar pastosa.
Retire o disco do micro-ondas e espalhe nele a massa. Atenção: não é necessário untar o disco. Acerte a massa com as costas de uma colher e leve ao forno por seis minutos. Ao fim desse tempo retire e passe à segunda parte: cubra com o molho, distribua o queijo ralado, disponha as metades de tomatinhos cortados. Leve ao forno novamente por mais seis minutos. Retire, distribua as folhas de manjericão e sirva imediatamente. Rende quatro porções.