23 de agosto de 2024
POLÍTICA

Flávio Paradella: Ponto final e vitória de Rafa

Por Flávio Paradella | Especial para o Todo Dia Campinas
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Acordo garantiu o União Brasil para a coligação de Rafa Zimbaldi

Enfim, a paz. Forçada, mas houve pacificação no rachado União Brasil em Campinas. Com a propaganda eleitoral cada vez mais próxima, o litígio sobre qual campanha teria o apoio eleitoral da legenda provocava ansiedade nas partes envolvidas, especialmente nos candidatos a vereador.

A situação estava judicializada, mas não havia garantia de uma decisão até o início dos programas de TV e rádio. E vamos deixar bem claro: o que Rafa Zimbaldi quer com o União Brasil é o tempo precioso que o partido tem para o período eleitoral.

Como todos sabemos, o partido é da base de Dário Saadi (Republicanos), e a executiva municipal havia fechado acordo de coligação com o atual prefeito. No entanto, a diretoria estadual tinha outros planos e firmou acordo com Rafa Zimbaldi (Cidadania), incluindo a indicação da vice Raquel Rímoli.

O dilema colocou o partido em atrito interno, provocou um ato de protesto contra a ingerência estadual e, obviamente, foi parar na Justiça. Só que essa opção é demorada e, a cada nova carga, a tensão aumentava. A última ameaça era o cancelamento total da chapa de candidatos a vereador, incluindo três nomes que disputam a reeleição (Rodrigo da Farmadic, Edison Ribeiro e Major Jaime), caso a executiva estadual prevalecesse.

Esse ponto pesou demais, além da incerteza sobre "quanto tempo o tempo tem" para a propaganda, que começa em breve, mas já está sendo gravada, com estreia prevista para o próximo dia 30.

Com isso, as partes entraram em acordo. Rafa ficou com o apoio oficial do União, garantiu Raquel como vice e assegurou para si o precioso tempo de campanha, enquanto a executiva municipal manteve a chapa indicada de candidatos a vereador, sem a obrigação de estes apoiarem Zimbaldi.

Cada um segue sua vida no rachado União Brasil, que passou a adotar o lema "Unidos por Campinas" (inclusive alterou o nome nas redes sociais).

O enredo de disputas, dramas e confrontos terminou com a vitória de Rafa Zimbaldi, que conseguiu o que queria desde o começo.

Tourinho afiado

A corrida eleitoral nas redes sociais começou, e o destaque inicial vai para Pedro Tourinho. O candidato do PT utilizou a estratégia conhecida na internet como "react" — vídeos que mostram a reação a outros vídeos —, no caso, aos publicados pelo prefeito Dário Saadi.

Bem editado e com Tourinho afiado, a postagem apresenta o petista rebatendo e contestando as falas de Saadi.

Embora integrantes da campanha de Dário afirmem não estar surpresos, a peça de Tourinho chamou a atenção no núcleo político.

Debate cancelado

O debate que seria promovido pela Revista Veja com os candidatos à prefeitura de Campinas foi cancelado. O encontro estava marcado para esta sexta-feira na sede da ESPM, em São Paulo, e contaria com a participação de Rafa Zimbaldi, Pedro Tourinho e Wilson Matos. Dário Saadi já havia declinado do convite.

No entanto, na manhã desta quinta-feira, a organização do debate enviou um comunicado anunciando o cancelamento e informando que "uma nova data será informada caso haja disponibilidade das campanhas".

Lula e Damares

A sexta-feira será marcada por visitas de figuras políticas importantes à região. O presidente Lula (PT) estará em Hortolândia para a inauguração da nova fábrica da EMS, onde será recepcionado por líderes regionais. O candidato Pedro Tourinho também estará presente no evento.

Já o diretório estadual do PDT realizará mais um encontro na Região Metropolitana de Campinas (RMC), com a expectativa de reunir cerca de 120 candidatos a prefeitos, vices e vereadores. O evento, que acontecerá na sede da Federação dos Comerciários, contará com a presença do Ministro da Previdência Social e presidente nacional licenciado do PDT, Carlos Lupi. Fica a expectativa da presença de Rafa Zimbaldi, afinal o partido faz parte da coligação do candidato.

Mais tarde, em Campinas, será a vez da senadora e ex-ministra Damares Alves (Republicanos) visitar a cidade. Ela será recebida por Dário Saadi e candidatos a vereador do partido.