Sumaré está prestes a começar, efetivamente, a corrida eleitoral em uma das mais acirradas disputas da sua história, indicando pela primeira vez a possibilidade de decidir a próxima administração em um segundo turno. Embora tudo ainda esteja no começo, a Pesquisa Todo Dia/Sampi/Ágili revela uma pequena vantagem do atual vice-prefeito Henrique do Paraíso (Republicanos) sobre os demais candidatos, como William Souza (PT) e Éder Dalben (Cidadania). Além disso, candidatos como Wellington da Farmácia (MDB) e Toninho Mineiro (Mobiliza) estão em empate técnico com o segundo e terceiro colocados.
O cenário político em Sumaré está bem diversificado, não apenas pelo número de novos nomes na disputa, mas também pela falta de uma definição clara sobre quem será o candidato governista. A maioria dos atuais postulantes faz parte da base do governo de Luiz Dalben (PSD), que, junto com seu pai, o deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania), ainda não definiu qual candidato receberá o apoio da família que governa a cidade.
Como era de se esperar, os nomes mais conhecidos estão na frente. Henrique do Paraíso, atual vice-prefeito, ex-deputado federal, e que tem se aproximado do governador Tarcísio de Freitas e de pautas mais à direita, ficou conhecido por chutar um radar móvel instalado em uma avenida da cidade, um ato que repercutiu entre os eleitores.
William Souza, representante da esquerda, ganhou notoriedade na luta por moradia e regularização da Vila Soma. Ele se destacou politicamente, foi eleito vereador e chegou à presidência da Câmara de Sumaré. Sua habilidade em expor ideias e boa oratória o tornaram um candidato óbvio para a sucessão de Luiz Dalben. No entanto, ser do PT pode ser um obstáculo para obter o apoio da família Dalben, além de sua autonomia política poder causar reservas.
Éder Dalben, cunhado de Dirceu e tio de Luiz, também está na disputa. Filiado ao Cidadania, mesmo partido de Dirceu Dalben, ele integrou a equipe de governo como secretário de governo. Embora carregue o sobrenome Dalben, não é um "puro sangue". Luiz e Dirceu têm feito postagens conjuntas com Éder, mas falta um apoio mais explícito para consolidar sua candidatura. Apesar disso, a pesquisa o posiciona bem, em empate técnico com William Souza.
A disputa em Sumaré promete ser muito competitiva e incerta. Vale lembrar a frase do prefeito Luiz Dalben, dita em fevereiro deste ano: "O pessoal da base que se resolva". No fim das contas, como sempre, quem realmente vai decidir é a população.
O novo deputado federal Pedro Tourinho (PT) iniciou sua jornada interina na Câmara e participou da expressiva votação da Reforma Tributária. Aprovada nesta quarta-feira, o texto teve a inclusão de carne, peixe, queijo e sal em Cesta Básica isenta. A mudança foi incluída ao texto em meio a forte pressão da bancada do agronegócio.
Tourinho disse que votou a favor de zerar o imposto sobre a carne e destacou a “vitória” como o “governo Lula trabalhando para colocar comida no prato da nossa população”.
Porém, essa emenda foi destacada pela bancada do PL e não agrada a equipe econômica do governo federal, que tem alertado para o fato de que cada nova exceção fará com que a alíquota padrão tenha que ser mais alta.
O Deputado Federal e pré-candidato à prefeitura de Campinas, Pedro Tourinho (PT), será o entrevistado do FPX Cast nesta sexta-feira, ao vivo, a partir das 10h, na série com os principais nomes que disputam o Palácio do Jequitibás. O podcast precisou mudar de dia, seria nesta quinta, justamente pelos novos compromissos de Tourinho.
FPX Cast nas Eleições 2024 tem apoio do Todo Dia Campinas e da Rádio Transamérica Campinas e pode ser conferido no canal do YouTube em youtube.com/@fpxcast.