16 de julho de 2024
CHEGOU

Em último, Guarani confirma volta de Pintado ao comando técnico

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/Guarani
Pintado em sua primeira passagem pelo Bugre

O Guarani anunciou nesta quarta-feira (19) a contratação de Pintado como seu novo treinador para a sequência da temporada. Com 58 anos, Pintado chega ao Brinco de Ouro acompanhado pelo auxiliar Fábio Felix e pelo preparador físico Gian Oliveira, e já comandará seu primeiro treino com a equipe. Treinador assume a vaga de Júnior Rocha, demitido em 9 de junho.

Esta será a segunda passagem de Pintado pelo clube bugrino. Em sua primeira passagem, entre 2015 e 2016, ele esteve à frente da equipe em 24 jogos, com um aproveitamento de 55%.

Pintado traz uma vasta experiência como treinador, tendo iniciado sua carreira na área técnica em 2004 após encerrar uma trajetória vitoriosa como jogador, incluindo conquistas como o bicampeonato da Libertadores e o título mundial pelo São Paulo nos anos 90. Como técnico, ele acumulou mais de 180 partidas nas séries A e B do Campeonato Brasileiro.

Nos trabalhos mais recentes, Pintado foi responsável por levar o Juventude de volta à Série A em 2020 e por conquistar o campeonato estadual com o Cuiabá em 2022. No início deste ano, ele assumiu a Portuguesa durante o Paulistão, onde conseguiu livrar o time da zona de rebaixamento e alcançar as quartas de final, sendo eliminado pelo Santos nos pênaltis.

Ao longo de sua carreira, Pintado também comandou equipes como América/MG, Goiás, Chapecoense, CRB, Paraná, Figueirense e Náutico. Em São Paulo, teve passagens por clubes como Mirassol, Ituano, Água Santa, Inter de Limeira, Santo André e Ferroviária.

Lanterna da Série B

Pintado terá a dura missão de assumir o Bugre que ocupa a última posição do Campeonato Brasileiro da Série B. Em 11 jogos, o Guarani perdeu oito partidas, teve dois empates e conquistou apenas uma vitória. Com 5 pontos na tabela, o time de Campinas é o lanterna da competição.