Na semana passada Campinas recebeu Jair Bolsonaro (PL). Agora a metrópole se prepara para a visita do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O chefe de executivo desembarca na próxima sexta-feira para uma agenda que incluiu o CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), que abriga o projeto Sírius, e vai anunciar recursos para obras de macrodrenagem e para a compra de ônibus elétricos e convencionais para a frota do transporte municipal
Será a primeira vez de Lula em Campinas como atual presidente do país e impossível acreditar em coincidências após a agenda do adversário na semana passada.
Até mesmo pela falta de detalhes de gente geralmente muito bem informada dentro do Palácio dos Jequitibás, principalmente pelo fato do presidente vir para anunciar obras para o município.
De qualquer modo, fica a expectativa para o encontro entre Lula e Dário Saadi após o enrosco do ano passado com a troca de farpas entre os dois por conta do caso das Casas Embriões, aquelas moradias de 15m² construídas pela prefeitura. Lula aproveitou a polêmica e disse que Dário “não era humano” e “não entendia de pobre”. O prefeito rebateu e pediu para o presidente parar de fazer “politicagem”.
Por sinal, foi a partir deste episódio que Dário Saadi assumiu de vez uma postura mais conservadora, com discursos e postagens mais à direita, e com críticas ferozes nominando o PT.
Vale lembrar que na última quarta-feira, no evento de Bolsonaro no Ginásio do Guarani, Dário acompanhou o governador Tarcísio de Freitas e foi até o local todo entusiasmado, abraçou o ex-presidente e fez um discurso para agradecer a iniciativa em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Agora, pelo conjunto da obra, o cenário e o ambiente vão ser completamente diferentes.
Na sexta pela manhã, o presidente fará uma visita ao Projeto Sírius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira e a maior infraestrutura científica já construída no País. A agenda foi criada em proveito político para reunir apoiadores e com o pré-candidato do PT à prefeitura de Campinas, Pedro Tourinho.
Já às 15h, Lula anuncia liberação de recursos para projetos de macrodrenagem em Campinas e assina o acordo para o financiamento de ônibus elétricos e convencionais, proposta incluída no Novo PAC. Até por isso, o “palco” escolhido será o novo viaduto da John Boyd Dunlop sobre a Rodovia dos Bandeirantes, obra do infinito BRT.
O ex-prefeito de Amparo, Luiz Oscar Vitale Jacob, vai disputar mais uma vez o principal cargo do executivo da cidade. Eleito em 2012 e reeleito 2016, Jacob ataca a administração de Carlos Alberto Martins (MDB) a quem acusa de se distanciar da população e deixar caótica várias áreas do município, em destaque a saúde.
Jacob vai disputar a eleição pelo Republicanos com a recente aproximação com o governador Tarcísio. Anteriormente, o político era do PSDB. Mais um tucano que bateu asas em retirada do partido em colapso e se aninhou com o atual governador.
Flávio Paradella é jornalista, radialista e podcaster. Sua coluna é publicada na Sampi Campinas aos sábados pela manhã, com atualizações às terças e quintas-feiras. E-mail para contato com o colunista: paradella@sampi.net.br