Um portal afiliado à rede
18 de maio de 2024

VOTAÇÃO POPULAR

Lokadora protocola pedido de plebiscito sobre a concessão do esgoto em Bauru

Requerimento que solicita a medida tem nove assinaturas, o suficiente para ser protocolado; para ser aprovado, porém, 12 votos são necessários

Por André Fleury Moraes
da Redação

24/04/2024 - Tempo de leitura: 1 min

André Fleury Moraes

O vereador Júnior Lokadora (Podemos)

O vereador Júnior Lokadora (Podemos) protocolou nesta quarta-feira (24) um requerimento pedindo a realização de um plebiscito para que a população de Bauru decida se quer ou não dar andamento ao projeto do governo Suéllen Rosim (PSD) que prevê conceder o sistema de esgoto à iniciativa privada.

O ofício tem nove assinaturas, o suficiente para ser protocolado. Para ser aprovado, porém, são necessárias 12 rubricas. Assinam o documento, além do próprio autor, os vereadores Guilherme Berriel (PSB), Júlio César (PP), Coronel Meira (Novo), Pastor Bira (Podemos), Marcelo Afonso (PSD), Chiara Ranieri (União Brasil), José Roberto Segalla (União Brasil) e Eduardo Borgo (Novo).

Lokadora afirma que “além de dar voz à população, que poderá decidir se quer ou não a concessão do esgoto, teremos mais uma chance de destravar a cidade de forma legítima” – numa referência ao travamento da pauta causado pelo regime de urgência imposto sobre o PL do Esgoto.

Caso o plebiscito seja aprovado, a tramitação do texto da concessão será interrompida até a realização da votação.

Há dúvidas, porém, sobre se vereadores da base governista vão manter as assinaturas no requerimento. O documento começou a ser elaborado há meses, mas o debate em torno da votação popular havia esfriado.