Algo que o torcedor não vê há 15 anos pode acontecer em 2024. A Ponte Preta pode ficar de fora da Copa do Brasil na próxima temporada. Isso porque os critérios de classificação mudaram e a Macaca só tem a Série B do Campeonato Brasileiro para conquistar a vaga.
A mudança realizada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) afeta diretamente a Ponte. A partir do ano que vem, o Ranking Nacional de Clubes não garantirá classificação. Foi assim que a Macaca participou das últimas duas edições.
A mudança no regulamento beneficiou, então, as competições estaduais. O Paulistão 2023, por exemplo, garantirá vaga aos cinco melhores colocados. A Macaca, no entanto, não participou da competição e a Série A2 não foi beneficiada.
Brasileirão Série B
A única alternativa, então, fica para a Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol. A Ponte será uma de 20 equipes que brigarão pela vaga única da Copa do Brasil via Série B - apenas o campeão conquista a vaga.
O time de Campinas estreia no torneio no dia 15 de abril, diante do Vitória (BA), fora de casa.
2008
A última vez que a Ponte Preta ficou de fora da Copa do Brasil foi em 2008. Na época, a Macaca não conseguiu vaga pelo Paulistão 2007 - terminou na 8ª posição - e nem pela Série B do Brasileirão.
Desde então, foram 15 participações seguidas no torneio Nacional. A melhor campanha aconteceu em 2009, quando a Macaca avançou às quartas-de-final e perdeu para o Coritiba, por 3 a 2.
O clube do Majestoso acumula ainda três presenças nas oitavas, em 2012, 2016 e 2018, com eliminações para São Paulo, Atlético Mineiro e Flamengo, respectivamente.
Na atual edição, a Macaca avançou até a 2ª fase, após vencer o Fluminense (PI) na fase inicial. A equipe, no entanto, perdeu para o Brasil de Pelotas (RS), por 2 a 0, e deu adeus ao torneio.