Mais uma vez, milhares de campineiros lotaram o Largo do Rosário, no Centro de Campinas, para assistir ao jogo do Brasil na Copa do Mundo, nesta sexta-feira, 2. Mas, o que era pra ser um momento de diversão e união, terminou em briga generalizada. E a derrota para Camarões, por 1 a 0, se tornou o de menos.
A briga aconteceu nos últimos segundos da partida. O Brasil já perdia para a seleção africana e o Largo do Rosário se esvaziava. Neste momento, pelo menos dez jovens começaram a se agredir e os que não estavam envolvidos foram para as laterais da praça.
Rapidamente, os policiais militares e guardas civis que faziam a segurança separaram os jovens. Por conta do tumultuo, foi necessário o uso de gás de fumaça para afastar os envolvidos.
As agressões foram um balde de água fria naqueles que foram acompanhar a partida. Desde famílias, crianças, bebês e mulheres olhavam assustados para a cena lamentável. Algumas, até choravam.
O morador da região central, Luís José dos Santos Neto, de 54 anos, lamentou a situação, que pra ele não condiz com aqueles que foram para apreciar a Seleção. "É triste porque viemos para assistir o jogo e nos divertir, e aí acontece essa situação. Infelizmente, onde tem muitas pessoas, isso acontece, mas o policiamento estava forte e rapidamente acabou com a farra".
Luís estava acompanhado do seu filho João Vitor, de 20 anos, que criticou a conduta dos 'encrenqueiros', que estragaram um momento de união. "É um momento de relaxar, esfriar a cabeça e torcer pelo time do nosso país e isso é chato, porque aqui tínhamos crianças, mães com filhos no colo, que também vieram para se divertir, mas tiveram que sair por essas circunstâncias".
Com o final lamentável da partida no Largo do Rosário, a derrota do Brasil para Camarões ficou em segundo plano. Tanto é que Luís apenas elogiou a equipe camaronesa, em vez de lamentar a derrota. "Nessa Copa tivemos times que não era tão bons, mas que agora começaram a ganhar e as equipes boas começaram a ficar ruins. E o time do Brasil é bom, mas o de Camarões também é muito forte".
O próximo jogo da Seleção Brasileira, contra Coreia do Sul, pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo. A partida poderá ser acompanhada no Largo do Rosário, na próxima segunda-feira, 5, às 16h, assim como nesta sexta, com um telão gigante para a população.