O arcebispo emérito de Campinas, Dom Gilberto Pereira Lopes, morreu na segunda-feira (22), aos 98 anos. Ele esteve à frente da Arquidiocese por mais de 22 anos, deixando um legado marcado pela dedicação à Igreja e ao acolhimento da comunidade.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
Nascido em Santaluz (BA), em 14 de fevereiro de 1927, Dom Gilberto foi ordenado presbítero em 1949, na Catedral de Petrolina. Em 1966, foi nomeado primeiro bispo da Diocese de Ipameri (GO) e, anos depois, assumiu cargos de destaque na CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
Nomeado arcebispo coadjutor de Campinas em 1975, foi promovido ao posto de arcebispo em 10 de fevereiro de 1982, cargo que exerceu até 2 de junho de 2004.
O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), decretou luto oficial de três dias e lamentou a morte do religioso: “Toda sua vida foi dedicada ao amor ao próximo e à Igreja. Dom Gilberto deixa um legado de coragem e amor, especialmente em favor dos mais vulneráveis. Que Deus conforte os que hoje sofrem a dor dessa enorme perda”.
As informações sobre o velório e sepultamento serão divulgadas pela Arquidiocese de Campinas.