
A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) vai ampliar a fiscalização de trânsito por meio de videomonitoramento a partir da próxima quinta-feira (22 de maio). Dois novos cruzamentos na região central passam a contar com câmeras para flagrar infrações como uso irregular de faixas exclusivas para ônibus, conversões proibidas e avanços de sinal.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
Os novos pontos ficam nas avenidas Senador Saraiva com Benjamin Constant e Francisco Glicério com Aquidabã. A ação tem como foco coibir práticas que colocam em risco a segurança viária, especialmente em trechos com alta reincidência de desrespeito às leis de trânsito.
“Os locais foram definidos a partir da observação em campo. São áreas com faixas dedicadas aos ônibus e vêm registrando situações recorrentes de uso irregular. Toda infração de trânsito representa risco potencial de acidentes e mortes”, destacou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
As infrações mais comuns flagradas por câmeras são:
- Uso indevido de faixas exclusivas para ônibus
- Conversão proibida
- Estacionamento irregular
- Parada sobre faixa de pedestres
- Avanço semafórico
As infrações captadas pelas câmeras já ativas na cidade somaram 4,6 mil entre janeiro e abril de 2025. Além disso, a fiscalização iniciada no trecho do BRT Ouro Verde, na Avenida das Amoreiras, já identificou mais de 1,4 mil motoristas trafegando de forma irregular.
A Emdec reforçou a sinalização vertical nos locais, alertando os motoristas sobre a fiscalização por câmeras. Transitar em faixas exclusivas para ônibus é considerada infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH.
O uso da tecnologia busca reduzir riscos e salvar vidas. Segundo dados da própria Emdec, o desrespeito à sinalização foi responsável por oito das 155 mortes no trânsito em Campinas em 2024.