
A campanha de vacinação contra a gripe em Campinas imunizou 41.936 pessoas entre os dias 7 e 12 de abril, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. O número representa um aumento de 51% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram aplicadas 27.778 doses.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
Idosos lideram a adesão, com 30.735 doses aplicadas e cobertura de 14%. Já entre as crianças de 6 meses a 5 anos, a cobertura é de apenas 2% (1.719 doses). Gestantes somam 563 imunizações, o equivalente a 6% do público-alvo.
“É fundamental que todas as pessoas elegíveis para receber a vacina procurem o centro de saúde o quanto antes para garantir a sua proteção”, afirmou Chaúla Vizelli, coordenadora do Programa de Imunização.
A vacinação ocorre em 68 centros de saúde da cidade. O imunizante deste ano protege contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B, podendo ser aplicado junto com outras vacinas do calendário nacional. É necessário levar documento com foto e, se possível, a carteira de vacinação.
O público-alvo inclui idosos, crianças pequenas, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, indígenas, quilombolas, profissionais da saúde e da educação, forças de segurança, caminhoneiros, trabalhadores portuários, dos Correios e pessoas com deficiência, entre outros.
Mais informações sobre horários e locais de vacinação estão disponíveis no site: https://vacina.campinas.sp.gov.br/vacinas/gripe