SAÚDE PÚBLICA

Mutirão contra a dengue visita 4,4 mil imóveis no Vida Nova

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Cidade já tem quase 20 mil casos e soma três mortes por dengue em 2025; 52,7% dos imóveis vistoriados estavam inacessíveis.
Cidade já tem quase 20 mil casos e soma três mortes por dengue em 2025; 52,7% dos imóveis vistoriados estavam inacessíveis.

6º Mutirão Municipal de Prevenção e Combate à Dengue percorreu, no sábado (12), 4.400 imóveis em cinco bairros da região Sudoeste de Campinas. A ação envolveu cerca de 150 agentes e voluntários e ocorreu entre 8h e 12h, com foco nos bairros Núcleo Residencial Vila Vitória, Conjunto Mauro Marcondes, Vida Nova 1, Vida Nova 2 e Parque Aeroporto.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

Durante a força-tarefa, 2.082 imóveis foram efetivamente trabalhados. Outros 2.318 estavam inacessíveis — por estarem fechados, desocupados ou por recusa dos moradores —, o que representa uma taxa de pendência de 52,7%.

A cidade já contabiliza 19.954 casos de dengue e três mortes confirmadas em 2025, segundo a Secretaria de Saúde. A escolha dos bairros visitados levou em conta dados epidemiológicos, com base na transmissão registrada nas últimas quatro semanas.

Paralelamente ao trabalho de controle de criadouros, equipes da Secretaria de Serviços Públicos retiraram 423 toneladas de resíduos descartados irregularmente e realizaram a limpeza de 49 bocas de lobo entre os dias 10 e 12 de abril, como parte do esforço de prevenção.

As autoridades de saúde reforçam que o combate ao mosquito Aedes aegypti depende também da colaboração da população, especialmente no cuidado com recipientes que acumulam água dentro de casa. O município segue monitorando os casos e intensificando ações nos bairros mais afetados.