
A região do Jardim Campos Elíseos será um dos focos do 2º mutirão municipal contra a dengue, que ocorre neste sábado, 8 de fevereiro, em Campinas. A operação tem início às 8h e mobiliza cerca de 150 agentes de saúde para vistorias e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
Além do Jardim Campos Elíseos, os trabalhos se estenderão por outros seis bairros: Parque Tropical, Residencial Parque da Fazenda, Jardim Roseira, Jardim Nova Morada, Vila Perseu Leite de Barros e Jardim Novo Londres. A escolha das áreas foi baseada em análises epidemiológicas, que indicaram maior potencial de transmissão da dengue nas últimas quatro semanas.
"Estamos intensificando as ações de combate ao mosquito, especialmente em regiões que apresentam risco elevado. A participação da população é fundamental para eliminar possíveis criadouros dentro das residências", destacou a Secretaria de Saúde.
A ação será coordenada a partir da Escola Municipal Padre Melico Candido Barbosa, no Parque Tropical. Além das visitas casa a casa, a operação contará com o uso de drones para identificar criadouros em imóveis fechados ou abandonados. Caso sejam constatados pontos com descarte irregular de materiais, a Secretaria de Serviços Públicos será acionada para a remoção.
Desde 1º de janeiro, Campinas registrou 421 casos de dengue. Não há mortes confirmadas.
Identificação das equipes
Os agentes da Impacto Controle de Pragas, empresa contratada pela Prefeitura, usam camiseta laranja com gola careca e logo silkado, enquanto os líderes das equipes vestem blusa verde. Todos utilizam calça cinza e crachá de identificação. Os agentes de saúde da Prefeitura também estarão devidamente identificados.
Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato pelo telefone 199, da Defesa Civil. O balanço do mutirão será divulgado em 10 de fevereiro.