
A Secretaria de Saúde de Campinas retoma, nesta sexta-feira (7), a vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. O público-alvo inclui aquelas que ainda não receberam nenhuma dose e os grupos prioritários: ribeirinhos, quilombolas, imunocomprometidos, pessoas com deficiência permanente e comorbidades.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
O município recebeu do Estado uma remessa de 1.540 doses atualizadas com novas cepas, que serão distribuídas nos 68 centros de saúde (CSs). Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação com foto e a caderneta de vacinação, se disponível.
O Ministério da Saúde é responsável pelo fornecimento das vacinas aos estados e municípios. A Secretaria de Saúde de Campinas mantém contato com os governos estadual e federal para garantir o abastecimento regular.
Grupos prioritários e disponibilidade
Além das crianças de 5 a 11 anos, seguem disponíveis vacinas para:
-
Crianças de 6 meses a 4 anos;
-
Pessoas acima de 12 anos pertencentes a grupos prioritários.
A Secretaria de Saúde recomenda que a população confira a disponibilidade de doses em cada CS pelo site: https://remedios.campinas.sp.gov.br/.
Critérios de vacinação
-
Pessoas acima de 60 anos e imunocomprometidos: dose a cada 6 meses;
-
Gestantes: uma dose em qualquer fase da gestação;
Pessoas vivendo em instituições de longa permanência e indígenas: dose anual;
Grupos prioritários (ribeirinhos, quilombolas, pessoas com deficiência permanente, comorbidades, trabalhadores da saúde, entre outros): dose anual.
Para aqueles nunca vacinados entre 5 e 59 anos e que não fazem parte dos grupos prioritários, será aplicada uma dose única.
As salas de vacinação funcionam conforme o horário de cada centro de saúde. Endereços e contatos estão disponíveis em: https://vacina.campinas.sp.gov.br/.