Campinas teve um aumento de quase 9% no número de pessoas incluídas no programa de profilaxia contra o HIV (PrEP) nos dez primeiros meses de 2024, em comparação com todo o ano de 2023. Atualmente, o município ocupa a segunda posição no Estado de São Paulo em número de usuários desse método preventivo.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
De acordo com a Secretaria de Saúde, 2.983 pessoas iniciaram o uso da PrEP desde que o programa foi implementado no município, em janeiro de 2018. O método, que combina os medicamentos tenofovir e entricitabina, tem como objetivo impedir a infecção pelo HIV em casos de exposição ao vírus.
Em 2023, 718 pessoas foram incluídas no programa, enquanto de janeiro a outubro deste ano o número subiu para 781. Neste momento, 1.571 usuários estão na modalidade “diária” da PrEP, retirando os medicamentos regularmente a cada quatro meses. Nos últimos 12 meses, o total de usuários chegou a 2.072, incluindo aqueles que utilizam a modalidade “sob demanda” e pessoas que já encerraram o uso devido à mudança de hábitos ou conclusão do tratamento.
A PrEP é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e tem se consolidado como uma estratégia eficaz na prevenção do HIV, reduzindo o risco de infecção em populações vulneráveis.