NA PIOR EPIDEMIA

Mais de 9 mil crianças estão com vacina da dengue incompleta

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/PMC
Cidade vive em 2024 a pior epidemia da história, com 119.463 casos confirmados e 71 mortes.
Cidade vive em 2024 a pior epidemia da história, com 119.463 casos confirmados e 71 mortes.

Mais de 9,3 mil pessoas estão com o esquema vacinal contra a dengue incompleto em Campinas, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde. A vacinação, que começou em abril, tem como público-alvo crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com a necessidade de duas doses para garantir a proteção completa contra a doença. Até o momento, 22 mil vacinas foram aplicadas nos 68 Centros de Saúde da cidade, mas apenas 36,1% das 14.458 pessoas aptas a receber a segunda dose retornaram para completar o esquema vacinal.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

Das 16.823 pessoas que receberam a primeira dose, 2.365 ainda estão no prazo de espera para a segunda aplicação, seguindo a orientação de um intervalo de três meses entre as doses. No entanto, 9.230 pessoas já poderiam ter tomado a segunda dose, mas não retornaram às unidades de saúde, o que representa 63,8% das pessoas aptas a completar o esquema.

A coordenadora do Programa de Imunização, Chaúla Vizelli, reforça a importância de completar o esquema vacinal: "A vacina é segura e importante para evitar complicações da doença. Reforçamos a importância dos pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes comparecerem às unidades básicas para que, após três meses, o esquema seja completado para garantir proteção adequada. Os cuidados contra a dengue são constantes, e a imunização evita casos graves e até óbitos pela doença."

As vacinas continuam disponíveis no SUS Municipal, sem necessidade de agendamento. Basta comparecer a um dos Centros de Saúde com um documento de identidade e a carteira de vacinação.

As salas de vacinação funcionam conforme o horário de cada unidade, e informações detalhadas sobre endereços e horários estão disponíveis na página oficial: https://vacina.campinas.sp.gov.br.

Pior epidemia

Campinas vive em 2024 a pior epidemia da história da cidade. A dengue neste ano tem 119.463 casos confirmados e matou 71 pessoas.

Comentários

Comentários