RECURSOS

Campinas terá pela primeira vez R$ 10 bilhões de orçamento

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação/PMC
Grande parte da receita municipal virá de fontes próprias, que somarão R$ 7,42 bilhões, o equivalente a 68,7% da arrecadação total.
Grande parte da receita municipal virá de fontes próprias, que somarão R$ 7,42 bilhões, o equivalente a 68,7% da arrecadação total.

Pela primeira vez na história, o orçamento da Prefeitura de Campinas para o ano de 2025 ultrapassará a marca de R$ 10 bilhões. O projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA), enviado nesta segunda-feira, 30 de setembro, à Câmara de Vereadores, prevê um total de R$ 10,8 bilhões, o que representa um aumento de 15,67% em comparação ao orçamento de 2024, que foi de R$ 9,33 bilhões.

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A Secretaria Municipal de Educação, junto com a Fundação Municipal para Educação Comunitária (FUMEC), terá a maior quota, recebendo um total de R$ 2,33 bilhões, equivalente a 21,57% do orçamento total.

Logo atrás, a Secretaria Municipal de Saúde, que inclui o Fundo Municipal de Saúde e a Rede Mário Gatti, será responsável pela execução de 21,07% do orçamento, o que representa um total de R$ 2,27 bilhões. Esse montante é destinado à manutenção dos serviços de saúde prestados pelo município, incluindo hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o suporte ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Outros setores importantes, como a Segurança Pública, que terá à disposição R$ 150,3 milhões, e a Secretaria de Serviços Públicos, com R$ 747,7 milhões, também tem previsão de aumento de investimentos.

Receita própria e principais fontes de arrecadação

Grande parte da receita municipal virá de fontes próprias, que somarão R$ 7,42 bilhões, o equivalente a 68,7% da arrecadação total. O Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) continua sendo o principal gerador de receita, com uma previsão de arrecadação de R$ 2,2 bilhões (20,4% do total). Em seguida, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deve gerar R$ 1,6 bilhão, representando 14,9% da receita, e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) trará R$ 1,28 bilhão (11,86%).

A previsão de receita foi elaborada com base em metodologias como a análise da variação do Produto Interno Bruto (PIB) e do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para o ano de 2025, conforme dados do Boletim Focus do Banco Central, divulgado em 12 de agosto de 2024. As previsões apontam um crescimento de 1,92% para o PIB e uma inflação projetada de 3,97%, que serviram de referência para a elaboração da LOA.

Desafios e próximos passos

O projeto da LOA ainda precisará ser discutido e votado pelos vereadores na Câmara Municipal, onde poderá sofrer ajustes antes de sua aprovação final.

Além dos grandes setores como saúde e educação, o orçamento de 2025 destina recursos para outras áreas. O Camprev, responsável pela previdência dos servidores municipais, receberá R$ 1,84 bilhão, enquanto a Secretaria de Serviços Públicos terá R$ 747,7 milhões para investir em manutenção de infraestrutura urbana.

A Câmara Municipal de Campinas também contará com um orçamento significativo, recebendo R$ 204 milhões para suas atividades. Já as emendas impositivas dos vereadores somarão R$ 105,2 milhões, com um valor de R$ 3,18 milhões destinado a cada parlamentar.

Alocações de receita no orçamento de 2025

  • Secretaria Municipal de Educação: R$ 2.149.243.313
  • FUMEC: R$ 180.574.062
  • Fundo Municipal de Saúde: R$ 1.744.200.360
  • Rede Mário Gatti: R$ 531.741.699
  • Camprev: R$ 1.849.448.968
  • Encargos gerais do município: R$ 1.415.923.741
  • Secretaria de Serviços Públicos: R$ 747.708.031
  • Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social: R$ 386.559.259
  • Secretaria de Transportes: R$ 263.292.614
  • Secretaria de Infraestrutura: R$ 257.083.229
  • Câmara Municipal: R$ 204.072.400
  • Secretaria de Segurança Pública: R$ 150.375.766
  • Secretaria de Finanças: R$ 146.308.745
  • Secretaria de Cultura: R$ 109.088.771
  • Secretaria de Justiça: R$ 88.790.271
  • Gabinete do prefeito: R$ 78.950.585
  • SETEC: R$ 71.000.000
  • Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas: R$ 70.905.882
  • Secretaria de Habitação: R$ 64.873.344
  • Secretaria de Esportes e Lazer: R$ 64.566.312
  • Secretaria de Urbanismo: R$ 44.849.602
  • Secretaria de Administração: R$ 44.081.517
  • Secretaria de Comunicação: R$ 39.831.704
  • Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade: R$ 33.613.697
  • Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano: R$ 24.114.191
  • Secretaria de Trabalho e Renda: R$ 13.255.391
  • Secretaria de Desenvolvimento Econômico: R$ 11.757.866
  • Secretaria de Gestão e Controle: R$ 8.119.389
  • Fundação José Pedro de Oliveira: R$ 6.427.000
  • Gabinete da Ouvidoria Geral do Município: R$ 2.558.291
  • Também serão destinados R$ 105.204.000 para as emendas impositivas, sendo o valor de R$ 3.188.000 para cada vereador.

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