DIA DO IDOSO

Um a cada quatro eleitores tem mais de 60 anos em Campinas

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/ALESP
Até os 69 anos, o voto é obrigatório para os eleitores, mas, a partir dos 70, o voto se torna facultativo.
Até os 69 anos, o voto é obrigatório para os eleitores, mas, a partir dos 70, o voto se torna facultativo.

Em Campinas, os eleitores com 60 anos ou mais representam uma parte significativa do eleitorado. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 226.613 eleitores desta faixa etária estão aptos a votar na eleição municipal deste ano, o que corresponde a 25,71% do total de 884.726 eleitores registrados na cidade. Esse número cresceu 12% em relação à eleição de 2020, quando 202.212 idosos, cerca de 23,96% do eleitorado, participaram do pleito.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

Até os 69 anos, o voto é obrigatório para os eleitores, mas, a partir dos 70, o voto se torna facultativo, o que faz com que a participação desse público tenha um impacto importante nas eleições municipais.

O crescimento do eleitorado idoso acompanha a tendência nacional de envelhecimento da população. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o grupo de pessoas com mais de 60 anos já supera a população jovem de 15 a 24 anos no Brasil, representando 15,6% da população total. Esse aumento demográfico reforça as projeções de que, até 2046, os idosos serão a maior parcela da população brasileira.

Comentários

Comentários