A sessão ordinária da Câmara Municipal de Campinas desta quarta-feira (18) está marcada por uma pauta, em meio ao período eleitoral, fraca. Com honrarias e denominações de praças dominando o debate, vereadores devem discutir projetos como a criação do "Dia Municipal do Motoclube", um diploma de mérito gastronômico para uma hamburgueria local e uma homenagem a um pastor. Apenas um dos projetos, o que exige que hospitais adaptem suas instalações para atender pacientes com obesidade mórbida, trata de um tema de saúde pública mais relevante.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
Dentre os sete projetos em discussão, está o que nomeia uma praça em homenagem a Rodolpho Bueno, engenheiro que deixou contribuições importantes para Campinas, e outra honraria que concede o "Diploma de Mérito Gastronômico" a uma hamburgueria local. Apesar de culturalmente importantes, esses temas têm dominados as sessões neste período de eleições.
Já o projeto que trata da obrigatoriedade de hospitais públicos e privados de Campinas possuírem equipamentos adaptados para pacientes com obesidade mórbida reflete uma preocupação com o atendimento de saúde inclusivo. Equipamentos como macas e cadeiras de rodas específicas são exigências que deverão ser cumpridas, impactando o atendimento desses pacientes.
Em meio à corrida eleitoral, a pauta mais frágil e desconectada das necessidades imediatas da população mostra que real foco das discussões legislativas no momento é a reeleição.