QUE CALOR

Calorão segue por mais uma semana em Campinas; e quando chove?

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Flávio Paradella
Previsão indica que o calor será ainda mais intenso
Previsão indica que o calor será ainda mais intenso

O tempo quente e seco vai perdurar ao menos mais uma semana em Campinas e região. Sob uma influência de um bloqueio com massar de ar seco, a Região Metropolitana vem registrando temperaturas altas neste final de inverno com os termômetros na marca de 34 a 35º, de acordo com a Climatempo.

A metrópole não escapou dos alerta de altas temperatura e umidade baixa nesta segunda. A Defesa Civil de Campinas emitiu o comunidado às 13h20 quando a cidade chegou a 35,1º. Um pouco depois, às 14h20, veio o estado de alerta por causa do tempo seco, com a umidade em 17,8%.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

O cenário não será muito diferente ao longo de toda esta semana e a previsão indica que o calor será ainda mais intenso, com a mínima acima de 20º e chegando ao ápice de 36º entre quarta e sábado. Neste mesmo período, a umidade relativa do ar estará crítica com os níveis mais baixos entre 15% e 20%.

Uma trégua só deverá ocorrer entre domingo e segunda-feira, com a passagem de uma rápida frente fria. Já no domingo teremos um dia com muitas nuvens e um alívio na Onda de Calor com a temperatura máxima em 27º, e com a umidade em elevação (50%-80%).

Vai chover?

Os indicadores apontam que Campinas tem para este domingo 6% de chance de chuva. É na segunda-feira que a frente fria se instala e a probabilidade aumenta um pouco mais, 19%, e mesmo se chover será muito pouco.

A frente fria perde força rapidamente na terça, 17, e no dia seguinte a configuração de calor volta e com muita força e inverno deve ser fechado com temperatura que beiram os 40º na região.

No dia 22, a chegada da primavera, por enquanto, deve ser também de mudança brusca de tempo, com chuvas e um alívio na temperatura, porém os institutos meteorológicos não descartam que o bloqueio de calor permaneça.

Comentários

Comentários