O Aeroporto de Viracopos, em Campinas, recebeu na última quarta-feira o Antonov AN-12, da empresa aérea ucraniana Cavok Air. A aeronave, que decolou de Georgetown, na Guiana, fez uma escala no Brasil para o transporte de uma carga de aproximadamente 11 toneladas do segmento metalmecânico.
-
Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
O modelo Antonov AN-12 possui quatro turbo-hélices e foi fabricado na época da extinta União Soviética pela Antonov Design Bureau, hoje corresponde na Ucrânia.
Conhecido por versatilidade, o AN-12 é capaz de transportar cargas de grandes dimensões, muitas vezes maiores que as suportadas por aviões cargueiros convencionais. Com 33 metros de comprimento e capacidade para até 20 toneladas de carga útil, este modelo continua sendo um dos mais relevantes no transporte aéreo de cargas especiais. O AN-12 é da mesma ‘família’ do gigantesco Antonov AN-124 que pousou em junho também em Viracopos.
O Antonov AN-12 permaneceu no terminal de Campinas até a manhã desta quinta-feira (05/09), quando decolou com destino a Fortaleza (CE), continuando sua operação de transporte.
A operação foi considerada um sucesso pelas equipes de logística de Viracopos, reforçando a importância do aeroporto como um hub de transporte de cargas estratégicas e complexas na América Latina.