Nesta sexta-feira (6), a Vigilância Sanitária de Campinas interditou totalmente uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) clandestina localizada na Vila Marta, na região do Proença. Durante a operação, realizada em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Conselho Municipal de Idosos (CMI), Polícia Civil, Militar e Guarda Municipal, foram encontradas 12 pessoas vivendo em condições precárias. A Casa de Repouso Lírios da Paz, responsável pelo local, já teve outras duas unidades fechadas, em 2021 e 2022.
-
Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
A ação aconteceu após uma decisão judicial concedida ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP). Dois dos idosos, devido ao estado de saúde debilitado, foram socorridos pelo Samu e levados a unidades de pronto atendimento (UPA). A realocação dos demais será definida após a avaliação das condições físicas e de saúde, com o suporte da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e do CMI. A Prefeitura também está em contato com os familiares, e caso não seja possível o retorno às famílias, os idosos serão acolhidos em outras ILPIs cofinanciadas pelo município.
Durante a inspeção, a Vigilância constatou diversas irregularidades, como instalações inadequadas, falta de prontuários médicos, ausência de documentação dos residentes e contratos inexistentes entre a ILPI e os responsáveis pelos idosos. Havia apenas um chuveiro disponível para os 12 residentes, evidenciando condições insalubres.
A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Vandecleya Moro, destacou a importância das fiscalizações para garantir um acolhimento digno aos idosos. "Essas instituições precisam seguir as normas de saúde e assistência. Aqueles que não se adequam serão responsabilizados", afirmou.
A Prefeitura de Campinas continuará monitorando a situação, prestando suporte aos idosos e buscando familiares para aqueles que ainda precisam ser realocados.
Como denunciar irregularidades
A população pode colaborar denunciando ILPIs clandestinas ou em condições inadequadas à Ouvidoria Municipal ou ao Conselho Municipal do Idoso. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 100, ou diretamente ao CMI, garantindo a segurança e os direitos dos idosos.