Neste sábado (7), Campinas realizará o tradicional desfile cívico-militar em comemoração aos 202 anos da Independência do Brasil, a partir das 8h, na Avenida Francisco Glicério.
-
Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
O evento, que reunirá cerca de seis mil participantes, será aberto no Largo do Rosário e contará com a presença de diversas corporações, como o Exército, Escola de Cadetes, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Defesa Civil e escolas públicas e particulares. Entidades da sociedade civil, como o Lar dos Velhinhos e grupos de escoteiros, também participarão.
Um dos pontos diferentes deste desfile será a participação de 145 cadetes do Exército do Equador, além dos agrupamentos motorizados das forças de segurança brasileiras. A concentração do desfile será na interseção das avenidas Francisco Glicério e Aquidabã.
Este ano, o número de participantes será maior que o do ano passado, quando o evento contou com quatro mil pessoas.
Após o término do desfile, o "Grito dos Excluídos", uma manifestação tradicional realizada por movimentos sociais, ocorrerá na mesma avenida. Este evento paralelo visa destacar questões sociais e políticas, dando voz às demandas da população e promovendo discussões sobre desigualdade, direitos humanos e inclusão.