Os casos de Covid-19 em Campinas voltaram a subir em agosto, após quatro meses de estabilidade. Os números do último mês ainda são preliminares, mas já mostram uma alta na confirmação de ocorrências da doença.
-
Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
Nas semanas que compreendem entre os dias 4 e 25 de agosto, a metrópole registrou 786 casos confirmados de Covid-19, o número mais alto desde março, quando a cidade teve picos de até 1,5 mil em uma semana, no período pós carnaval. Porém, no fim de março e começo de abril a incidência da doença caiu vertiginosamente e se manteve por estável.
Em agosto, a doença matou sete pessoas em Campinas. Outro dado que indica a subida é o salto na positividade de testes para o coronavírus que saíram de 8,7%, em 21 de julho, para 23%, na atualização de 18 de agosto.
Segundo o Painel Interativo de Síndromes Respiratórias, gerido pela Secretaria Municipal de Saúde, Campinas registrou até 8.304 casos de Covid-19, com 87 mortes causadas pela doença.
Alerta da Fiocruz
O mais recente Boletim InfoGripe da Fiocruz indica que os casos de Covid permanecem elevados no Brasil e observa-se um aumento na incidência de síndrome respiratória aguda grave (Srag) em diversas faixas etárias e regiões do país.
De acordo com o boletim, 17 das 27 unidades federativas brasileiras apresentaram uma tendência de aumento nos casos de Srag nas últimas seis semanas.
Os estados afetados incluem Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.