Valinhos entrou em estado de emergência nesta quarta-feira (4) por causa do grande incêndio que já consumiu mais de 270 mil metros quadrados de vegetação na Serra dos Cocais. Em resposta, a prefeita Capitã Lucimara (PSD) anunciou a criação do "Comitê Gestor de Prevenção e Combate a Incêndios", com o objetivo de coordenar os esforços no combate às chamas.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
O comitê será composto por equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal Ambiental, Polícia Militar e brigadas locais, com apoio do Exército. O comitê foi oficializado por decreto nesta quarta-feira, e sua criação visa dar suporte e aumentar a eficiência das operações de combate aos focos de incêndio.
A situação na Serra dos Cocais, que teve início no sábado (31), mobilizou diversas autoridades e forças de segurança. As brigadas de incêndio de empresas locais também estão colaborando nas ações. “O comitê está centralizando todos os esforços, inclusive de brigadas de empresas para que consigam fazer o apoio aqui neste incêndio na Serra dos Cocais, que é muito triste”, disse a prefeita Lucimara Godoy, em vídeo no local do incêndio postado nas redes sociais.
Além das ações emergenciais, a Polícia Civil abriu um inquérito para investigar as causas do incêndio, incluindo a possibilidade de ação criminosa, o que poderia configurar crime ambiental.
O capitão Gobbo, do Corpo de Bombeiros, explicou a particularidades da área que impedem uma ação de combate efetivo das chamas. “A área em si da reserva, que nos preocupa muito, é totalmente inacessível. O relevo é muito íngreme, seja por acesso a pé e com veículo menos ainda. Vamos fazer aceiros para que o fogo se extingue nos pontos que seja possível chegar”, afirmou.
A gravidade da situação ameaça a vegetação e os moradores da região, que se mobilizaram para tentar combater o fogo. “Tentamos contralar o fogo com ajuda dos vizinhos, mas eu fico triste por causa dos animais com a destruição da mata”, disse o agricultor João Lona, em entrevista ao Jornal de Valinhos.
O combate ao incêndio continua, e a prefeitura de Valinhos pede à população que colabore com as autoridades, evitando áreas de risco e denunciando atividades suspeitas que possam contribuir para o aumento dos focos de incêndio.