Moradores do bairro Cascata onde uma aeronave caiu em Vinhedo ajudaram no resgate de vizinhos. O acidente aconteceu nesta sexta-feira e, segundo a companhia aérea, 62 pessoas, sendo 58 passageiros e 4 tripulantes estavam a bordo.
A aeronave caiu dentro do condomínio Residencial Florido, no bairro Capela. Um adolescente de 17 anos viu quando o avião estava caindo e ajudou um casal de idosos. “Eu entrei em pânico e pulei o muro para tirar o casalzinho dentro da casa. Eu vi que o avião raspou o telhado. Eu tirei ele de dentro da casa. Um amigo meu deixou os idosos ficar com eles”, contou Felipe Magalhães Filho.
Um outro adolescente viu de perto a queda. "Ouvi um barulho muito alto, eu sai correndo para ver. Parecia que o avião estava passando em cima da minha cabeça!", relatou Pietro Orszezaruk, 14 anos.
Um vizinho do condomínio também se assustou com o barulho da queda. “Eu ouvi um barulho de motor diferente. Saí na varanda e vi que o avião não conseguiu se sustentar e começou a rodopiar. Ele deu umas tres voltas e caiu. Na hora a gente fica perplexo. Pelo barulho ele passou em cima da minha casa. “, contou Luiz Caprio Júnior, morador.
O avião caiu por volta das 13h28. Registros dos moradores mostram a aeronave rodopiando pelo ar e, logo depois, despenca no condomínio Residencial Florido, no bairro Capela, Com a queda, uma explosão aconteceu. De longe, era possível ver as chamas e a torre de fumaça que se formou.
Destroços da aeronave ficaram espalhadas pelo condomínio.
A aeronave saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). Segundo a Voepass Linhas Aéreas, companhia aérea dona da aeronave, trata-se de um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72. O modelo comporta 68 passageiros.
Hospitais de Vinhedo e Valinhos (SP), cidade vizinha, estão sendo mobilizados para receber possíveis feridos. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar estão atendendo a ocorrência no local.
Os hospitais Mário Gatti e Ouro Verde, da Rede Mário Gatti, estão de prontidão para acolher possíveis sobreviventes do acidente aéreo que ocorreu nesta sexta-feira em Vinhedo. O Samu de Campinas não foi acionado, mas manteve equipe de prontidão e comunicou os hospitais da cidade caso seja necessário
A Defesa Civil da cidade também vai apoiar com duas equipes no local do acidente e poderá auxiliar com vistorias de imóveis afetados, após liberação da área.