DE VOLTA

Câmara retorna e aprova pontos de recarga de veículos elétricos

Por Redação | Especial para o Todo Dia Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Câmara de Campinas
Vereadores retornaram do recesso
Vereadores retornaram do recesso

Após o recesso de julho, os vereadores de Campinas retomaram as sessões ordinárias nesta segunda-feira, 5. Foram votados 9 itens, e todos foram aprovados.

Veículos elétricos

Foi aprovado em definitivo o projeto autoria do senhor Carlinhos Camelô (PSB) de criar pontos de recarga para carros elétricos. Isso poderá ocorrer em parceria com entidades privadas e outros órgãos públicos. O texto prevê vagas exclusivas para carros elétricos, de maneira rotativa, e a utilização das vagas será permitida apenas durante o período de recarga. A proposta agora segue para sanção do prefeito Dário Saadi (Republicanos).

Projetos voltados às mulheres

Outros dois destaques na pauta foram projetos voltados para a segurança das mulheres, que foram aprovados em primeira discussão. Um dos projetos, de autoria da vereadora Débora Palermo (PL), visa criar um "Programa de Procedimentos e Defesa Pessoal para Mulheres" em Campinas. A proposta obriga o Executivo a oferecer cursos gratuitos ao público feminino contra a violência doméstica e familiar, com a inclusão de aulas regulares e itinerantes, palestras, workshops, seminários e atividades como a preparação do ambiente, cômodo seguro, rotas de fuga, telefones de emergência e aulas de defesa pessoal.

O outro projeto, de autoria de Higor Diego (Republicanos), busca criar o "Programa de Paradas de Ônibus Seguras para as mulheres". A intenção é criar paradas de ônibus com maior segurança para as mulheres, especialmente no período noturno. A iniciativa tem como base o projeto "Abrigo Amigo", implantado em Campinas em setembro do ano passado. O projeto consiste na ativação de uma chamada de vídeo nos totens utilizados para publicidade nas paradas de ônibus. A usuária é conectada a uma atendente em uma central de atendimento, que permanecerá conversando com a pessoa até a chegada do ônibus.

As propostas agora precisam ser aprovadas em 2ª discussão.

Outros itens

Os demais projetos votados foram honrarias e nomeação de ruas. Os vereadores voltam a se reunir nesta quarta-feira, 7, às 18h.

Comentários

Comentários