MELHOR DO MUNDO

Ouro de Rebeca Andrade inspira ginastas em Campinas

Por Andréia Marques | Especial pra Todo Dia Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/X/Time Brasil
Rebeca conquistou o ouro no solo em Paris 2024
Rebeca conquistou o ouro no solo em Paris 2024

A ginástica artística ganhou uma nova definição nas Olimpíadas em Paris, e seu nome é Rebeca Andrade. Com o brilho do ouro, a ginasta brasileira não apenas conquistou o lugar mais alto do pódio, mas também fez história, tornando-se a maior medalhista olímpica brasileira de todos os tempos. Com sua sexta medalha em duas Olimpíadas, Rebeca Andrade ultrapassou gigantes do esporte nacional, como os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael.

Clique aqui para fazer parte da comunidade do Todo Dia Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

O ouro teve uma conquista a mais: Rebeca venceu um dos principais nomes do esporte mundial, Simone Biles, e foi reconhecida. Do pódio, Rebeca foi reverenciada por Biles e Jordan Chiles. “Isso mostra o respeito ao competidor. Isso é a ginástica!”, revelou Luan Rolph Francisco, ex-ginasta e professor.

“Rebeca Andrade trouxe um feito histórico. São conquistas inéditas. Colocou o Brasil em destaque positivo no cenário mundial! O que antes era apenas um vislumbre, hoje tornou-se realidade para a ginástica artística brasileira. Sua alta performance e colocação trarão ao país maior visibilidade, valorização, entre outros impactos positivos. Isso também poderá permitir a criação de novos espaços inclusivos, popularizando a ginástica e contribuindo para que ela cresça a cada ciclo olímpico”, avaliou a educadora física Adriana Ferreira.

A vibração das alunas em formação

À medida que a ginástica brasileira brilha no cenário internacional, no Clube Cultura, em Campinas, pequenas alunas treinam com a esperança renovada. “O Brasil inteiro está em festa, sabendo que a Rebeca Andrade conseguiu o ouro. Ela ganhou da Simone Biles. Agora a Rebeca Andrade é a melhor do mundo. Isso me incentiva muito a continuar na ginástica e chegar onde ela chegou”, vibrou Ana Amélia, aluna de ginástica artística.

Cerca de 80 alunas treinam no clube. Mas depois de Paris, tudo pode mudar. “Hoje, temos 80 alunas em formação. Acredito que vai gerar um interesse maior. As conquistas de Rebeca trouxeram uma nova perspectiva para o esporte. Foi muito importante e vai fazer com que os jovens se inspirem nela. Com certeza a procura vai aumentar”, disse Alfredo Abud Neto, vice-presidente e diretor de esportes.

As medalhas de Rebeca também traduzem um comportamento importante. “A Rebeca mostrou muito mais que precisão nos movimentos da ginástica. Ela deu uma lição de respeito, graça, humildade e união. Isso é o que a ginástica quer passar”, contou o professor Luan.

Rebeca também se prepara para uma nova fase de sua carreira. A ginasta, que já mencionou que o corpo não suporta mais o ritmo intenso das competições, pode estar se despedindo das apresentações no solo. Mas, se essa foi sua última performance, ela a fez da maneira mais espetacular possível. Rebeca Andrade não só conquistou o ouro, mas também se tornou a estrela mais brilhante do esporte brasileiro.

Comentários

Comentários