IMUNIZAÇÃO

Campanha contra gripe sequer atinge metade do público-alvo

Por Leonardo Vieira | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Campanha contra a gripe termina neste fim de semana
Campanha contra a gripe termina neste fim de semana

A Secretaria de Saúde de Campinas registrou 279.229 doses de vacina contra a gripe aplicadas ao longo de 15 semanas de campanha. Os imunizantes continuam disponíveis nos 68 centros de saúde (CSs), e o término da mobilização está programado para o próximo domingo, 14.

Clique aqui para fazer parte da comunidade do Todo Dia Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

De acordo com a pasta, a cobertura geral da vacinação é de 49,66% entre idosos, gestantes, puérperas e crianças. A vacina, considerada segura, protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B/Victoria.

Desde 2 de maio, todas as pessoas a partir de 6 meses de idade podem receber a vacina contra a gripe. Para isso, basta ir até uma unidade básica de saúde com um documento de identificação com foto e a carteira de vacinação, se disponível.

Cobertura dos Principais Grupos:

  • Crianças: 51,54%
  • Idosos: 50,41%
  • Gestantes: 24,69%
  • Puérperas: 24,42%

Chaúla Vizelli, coordenadora do Programa de Imunização, destacou os benefícios da vacinação: “É a melhor forma de prevenir sintomas graves e mortes por gripe. A campanha está na reta final, por isso, é importante que as pessoas procurem pelos centros de saúde para receber o imunizante e atualizar outras doses previstas no Calendário Nacional se houver necessidade". Neste ano, a cidade já registrou dois óbitos pela doença.

A campanha teve início em 25 de abril. As salas de vacinação funcionam conforme o horário de cada CS. Detalhes sobre as unidades básicas, incluindo endereços e contatos, estão disponíveis na página vacina.campinas.sp.gov.br.

Dengue

Já contra a dengue, a Secretaria de Saúde de Campinas aplicou 14.967 doses de vacina em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos desde o início da campanha até a tarde desta segunda-feira, 10 de julho. A primeira remessa de vacinas recebida pelo Município tinha 18.063 doses e os imunizantes continuam disponíveis nos 68 centros de saúde (CSs) da cidade.

O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.

Comentários

Comentários