
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Campinas divulgou na manhã desta sexta-feira, 9, que do dia 5 de janeiro a 3 de fevereiro de 2024, foram coletados 4,3 mil toneladas de entulho e lixo descartados irregularmente no município.
O serviço foi feito pela Coordenadoria das Administrações Regionais (Coar), por meio das equipes das Administrações Regionais (AR). De acordo com a pasta, as equipes atuam em diversas regiões da cidade e trabalharam em conjunto com os mutirões da Secretaria de Saúde no combate à dengue.
Para retirar todo esse descarte em áreas verdes, foram utilizadas máquinas pesadas como pás carregadeira; caminhões basculantes, carrocerias e tocos; tratores roçadeira; retroescavadeira, entre outras, em várias viagens.
Leia mais
O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, afirma que é fundamental a colaboração da população para manter a cidade limpa.
“Este trabalho intensificado é fundamental para auxiliar no combate aos criadouros do mosquito da dengue. É uma forma de eliminar o máximo possível os pontos de descarte irregular, espalhados pela cidade, e reduzir o nascimento dos mosquitos”, diz o secretário.
Campinas tem 16 ecopontos, que podem receber, gratuitamente, diversos tipos de material como restos de entulho de construção, recicláveis, eletroeletrônicos, móveis e outros inservíveis. O trabalho é considerado fundamental no combate ao Aedes Aegypt.